Toninha resgatada com sinais de afogamento é solta no mar de SC após recuperação; veja imagens
Espécie está ameaçada de extinção
• Atualizado
Uma toninha fêmea juvenil, nomeada de “Diva”, foi solta na praia da Enseada, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quarta (1°). O animal encalhou na Praia de Ubatuba, no dia 15 de setembro, e foi resgatado vivo pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univille.
Leia Mais
No momento do resgate, Diva apresentou sinais de afogamento, devido à captura acidental em rede de pesca e lesões pelo corpo.
Após duas semanas de tratamento intensivo, conduzido por equipes nacionais e internacionais, a toninha apresentou melhora no quadro clínico e foi considerada apta a retornar à vida livre.
Antes de ser solta, Diva recebeu uma marcação da nadadeira dorsal para facilitar a identificação em futuros avistamentos.
Sobre a espécie
A toninha (Pontoporia blainvillei) é a menor espécie de cetáceo que habita a região costeira do atlântico sul ocidental. Ela está ameaçada de extinção por conta da pressão exercida por atividades humanas, principalmente por ser capturada acidentalmente em redes de pesca de emalhar, o que causa a sua morte por asfixia ou afogamento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO