Toninha é salva após encalhar em praia de SC; veja imagens
Este é o primeiro resgate de uma toninha viva, em 2025, no trecho de responsabilidade da Univille
• Atualizado
Uma toninha, (Pontoporia blainvillei), espécie de golfinho, foi salva após encalhar na Praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã da segunda-feira (15). O animal foi encontrado por moradores, com sinais de afogamento.
Leia Mais
A toninha resgatada é uma fêmea juvenil, de 98 centímetros e 10,79 quilos. Ela encalhou com sinais de afogamento decorrente de emalhe em rede de pesca.
Imediatamente, as equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univille, foram acionadas. No local, a equipe de campo resgatou o animal e o manteve hidratado em uma piscina improvisada na areia, com água do mar.
Os profissionais do Projeto Toninhas do Brasil deram assistência na ocorrência. A toninha recebeu os primeiros atendimentos de estabilização e teve os batimentos cardíacos e frequência respiratória monitorados. Em seguida, ela foi medicada pela médica veterinária do PMP-BS/Univille, Cinthia Candioto.
Por volta das 10h40, o animal foi transportado, em uma maca específica com água salgada, até a base da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, localizada no Iperoba, em São Francisco do Sul. O transporte foi escoltado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
Na Unidade de Estabilização, a toninha foi colocada em uma piscina de água salgada. A equipe veterinária constatou desidratação e informou que exames adicionais, como hemograma completo e ultrassom, serão realizados para avaliar melhor o estado de saúde do animal.
De acordo com informação divulgada pelo PMP-BS, este é o primeiro resgate de uma toninha viva, em 2025, realizado no trecho de responsabilidade da Univille.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO