Por que os gatos seguem pessoas dentro de casa?
Especialistas explicam que gatos seguem pessoas por motivos como associações maternas e hábitos selvagens.
• Atualizado
Quem tem gatos sabe bem como funciona: quem nunca tropeçou dentro de casa por ter um bichano enrolado nas pernas te seguindo?
Outras situações comuns são quando eles arranham uma porta que você fechou querendo entrar ou ficam fazendo “ronda” na frente da porta do banheiro. Todos esses comportamentos tem relação com motivos especiais da natureza felina.
Em entrevista ao portal Metrópoles, a médica veterinária Fernanda Rossi, do Grupo Hospitalar Pet Support, os gatos tendem a seguir quem pode dar a eles algum benefício dentro de casa.
Claro que cada bichinho é único, mas os principais motivos que levam os gatos a seguir os humanos são:
Hábitos da natureza
O gato é um dos animais selvagens que mais manteve o instinto selvagem. Por isso, os gatos ainda preservam o hábito de “defender o território”.
“Seguir o dono pode ser associado a esse patrulhamento, principalmente quando eles se esfregam nos lugares, arranham certos locais, demonstrando que aquele local faz parte do território dele”, explica a veterinária, especialista em medicina felina, Hiuane Araújo.
Há quem diga que os gatos têm uma natureza mais “fria”, mas ao contrário disso, eles criam laços com os donos a ponto de vê-los como fonte segura de afeto, como uma espécie de relação maternal.
Araújo explica que, desde pequenos, os gatos seguem as mães para aprender a conviver com o mundo, “como caçar, como conseguir comida, abrigo e um lugar seguro”, exemplifica. Quando são adotados, é o tutor que passa a ocupar esse lugar de fonte segura de necessidades.
Recursos são muito valorizados por esses animais e, segundo Rossi, eles procuram pela casa quem pode oferecer esses recursos para eles. Pode ser um sachê, comida, um petisco ou colo, que mais atende as necessidades do gato é geralmente o privilegiado a ser seguido pela casa.
Observação da rotina
Observadores, eles estão atentos à rotina. Se após ir ao banheiro você alimenta o gato, provavelmente ele vai associar esse ato com comida, atenção ou qualquer outro retorno positivo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO