Pode se auto envenenar?: Jiboia ataca a si própria e biólogo desvenda mistério
Biólogo explica por qual motivo a situação pode ter ocorrido
• Atualizado
Um caso um tanto diferente, de uma jiboia mordendo o próprio corpo, foi motivo de mistério nas redes sociais. No entanto, um biólogo compartilhou a explicação para a cena inusitada.
“Vai morrer com a própria peçonha”, brincou o profissional no início do vídeo. Logo depois, ele revela que, na verdade, as jiboias são cobras áglifas, o que significa que não são peçonhentas e mesmo se fossem não poderiam se auto envenenar, pois seriam imunes ao próprio veneno.
Mas por que a jiboia mordeu a si própria?
Segundo Henrique, as serpentes não possuem uma visão de qualidade e muitas vezes não conseguem distinguir de onde vem o movimento. “Podem dar botes em si mesmas. Elas têm outros sentidos, como a língua que sente odores e a fosseta supra labial ou infra labial, que detectam calor, mas é certo que têm dificuldades de enxergar e precisam de movimento para dar o bote.”
Ele ilustra a explicação comentando sobre as cobras que seguem o movimento das flautas.
“Nesse caso, as serpentes acompanham o instrumento. Os humanos que trabalham com isso costumam molhar a flauta com urina de rato, para deixar a cobra atenta. E não para por aí, eles costumam tirar a presa dos animais, há uma cirurgia para a retirada de glândulas de peçonha, mas as vezes alguns fazem de maneira artesanal, o que pode matar a serpente.”
Biólogo Henrique.
Sobre boatos de que as jiboias teriam períodos de peçonha, ele afirma que a informação é falsa e que a espécie não é venenosa.
Saiba mais detalhes:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO