Morre Find, cadela do CBMSC que participou das buscas na tragédia de Mariana
A labrador atuou entre os anos de 2009 e 2016, com destaque para atuação na tragédia de Mariana
• Atualizado
Uma grande colaboradora de buscas e salvamentos em Santa Catarina, morreu na madrugada desta terça-feira, aos 14 anos. A cadela Find, dupla de buscas do cabo Ronaldo Fumagalli, deixa um legado de esperança ao Estado.
A labrador atuou entre os anos de 2009 e 2016, com destaque para atuação na tragédia de Mariana, além de buscas por pessoas perdidas e desaparecidas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, inclusive com apoio à outras instituições. Find deixa um filhote, o cão Marley, hoje ativo para buscas no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Find entrou para o CBMSC ainda filhote
A cadela chegou ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Curitibanos ainda filhote. A dupla entre bombeiro militar e cão, trouxe excelentes resultados e serviu muito bem à sociedade. Eles conquistaram as certificações estaduais, pelo CBMSC, além das certificações da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO), nos níveis A e B, tanto em busca rural, quanto em urbana – busca e resgate em estruturas colapsadas. Uma das certificações ocorreu na Argentina.
“A Find cumpriu o papel de auxiliar nos trabalhos de busca e resgate de pessoas. Para mim, ela fez muito mais que isso, pois ela foi minha grande professora nessa atividade. Me mostrou os super poderes dos cães, me manteve sempre motivado para prosseguir na caminhada, com sua humildade e simplicidade. A Find era um cão pequeno para sua raça, mas superou desafios gigantes como o desastre de Mariana e as certificações internacionais. Mostrou que a técnica e o treinamento constante podem superar tudo. Seremos eternamente gratos a ela” ressalta o cabo Fumagalli.
O cabo Fumagalli está treinando o terceiro cão de busca e resgate. A Find conviveu harmonicamente com os cães Hunter, que é um cão de busca ativo e Barak, filhote em treinamento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO