Mundo animal Compartilhar
Tentando tocá-lo

FOTOS: Lobo-marinho visita praia de Florianópolis para tirar cochilo

Animal foi importunado por pessoas e precisou ser resgatado para minimizar as ameaças

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | R3 Animal
Foto: Divulgação | R3 Animal

Na quinta-feira (11), um lobo-marinho-subantártico, também conhecido como lobo-marinho-do-peito-branco, começou a ser avistado na Praia dos Açores, em Florianópolis. A equipe da associação R3 Animal monitorou o animal por cinco dias: ele não apresentava nenhum ferimento e estava responsivo, apesar de magro, o que costuma ser normal durante a época de migração, quando esses animais gastam muita energia para nadar.

A equipe realizou um isolamento com fita para delimitar a área de descanso do lobo-marinho e evitar aproximações. “Apesar disso, havia presença de pessoas importunando o animal, tentando tocá-lo, e cães muito próximos”, destacou a R3. Devido à isso, na segunda-feira (15), profissionais da R3 decidiram resgatá-lo da praia para minimizar as ameaças e avaliar melhor o estado de saúde.

O lobo-marinho foi encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização da R3 Animal, onde está descansando e passando por exames veterinários.

Lobo-marinho-subantártico

Os lobo-marinho-subantártico não possuem colônias reprodutivas no Brasil, mas distribuem-se em ilhas oceânicas do hemisfério Sul. Durante o inverno, eles viajam grandes distâncias em busca de alimento e podem visitar nossas praias para descansar.

A indicação é manter distância do lobo-marinho, ajudar a isolar o local e afastar animais domésticos, que podem provocar brigas, transmitir ou contrair doenças ou afugentá-lo. Caso se sintam ameaçados, eles podem voltar ao mar antes de recuperarem suas energias, o que diminui suas chances de sobrevivência.

Caso aviste um lobo-marinho na praia:

– Mantenha distância e ajude a isolar o local;
– Não force o animal a entrar na água;
– Não tente tocá-lo ou alimentá-lo;
– Mantenha animais domésticos afastados;
– Acione o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos: 0800 642 3341

Projeto de Monitoramento

O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

 A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibamagov, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.