Mundo animal Compartilhar
Resgate emocionante

Jovens resgatam cachorra e filhotes durante incêndio em mata; assista

O caso ocorreu no Paraná

• Atualizado

Beatriz Agnes

Por Beatriz Agnes

Foto: Reprodução/Redes Sociais (kahjapadob)
Foto: Reprodução/Redes Sociais (kahjapadob)

Duas jovens resgataram uma cachorra e os filhotes durante um incêndio em mata no Paraná, que ocorreu nos últimos dias. O relato viralizou após ser compartilhado nas redes sociais de Kah, como registrada.

As jovens estavam indo pescar quando perceberam um incêndio na mata. Nesse momento, encontraram uma cachorra e logo se tornaram amigas. Como ficaram preocupadas com o fogo na vegetação, decidiram resgatar a cachorra que foi encontrada com os filhotes.

No vídeo, é possível perceber que o animal ficou feliz com a ajuda. Todos estão salvos e as jovens vão doar os filhotes, pois não conseguem ficar. “Acharemos suas novas famílias”, comunicaram.

Jovens resgatam cachorra e filhotes durante incêndio em mata

60% do território brasileiro coberto por fumaça das queimadas

Nos últimos dias, 60% do território brasileiro ficou coberto por uma camada de fumaça gerada pelas queimadas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A fuligem vem causando transtornos em diversas partes do país.

Fumaça no Sul do Brasil: qual o impacto na saúde e os cuidados necessários?

O Sul do Brasil segue sendo atingido pelas queimadas do Norte do país, trazendo consequentemente as fumaças, que geram um alerta na população, já que prejudica a qualidade do ar e contribui para o aumento de doenças respiratórias.

O maior impacto das fumaças é a baixa umidade do ar. De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos. O índice ideal de umidade para a saúde humana é acima de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Concetta Esposito, médica pneumologista aconselha manter uma boa hidratação e o uso de máscaras. A Defesa Civil de Santa Catarina também compartilhou algumas recomendações necessárias diante do cenário que o Estado está vivenciando. Confira:

Evite atividades físicas ao ar livre: Esforços físicos sob calor intenso podem sobrecarregar o organismo, resultando em desidratação e aumento da pressão arterial.

Mantenha-se hidratado: A ingestão constante de água, sucos naturais, frutas e vegetais ajuda a evitar a desidratação e mantém o corpo funcionando adequadamente. A recomendação é consumir pelo menos dois litros de líquidos ao longo do dia.

Umedeça o ambiente: Ambientes com ar muito seco podem ser prejudiciais à saúde, especialmente para quem já possui problemas respiratórios. Uma dica simples é utilizar toalhas ou roupas úmidas dentro de casa ou deixar vasilhas com água em alguns cômodos para melhorar a umidade do ar.

Cuide da saúde dos olhos: O clima seco pode afetar os olhos, tornando-os mais vulneráveis a irritações. A recomendação é limpar os olhos com algodão umedecido em água esterilizada para evitar problemas oculares.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.