Itajaí realiza mutirão de castração de animais; saiba quando
A expectativa é que cerca de 320 animais sejam operados
• Atualizado
O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) promove, de 16 a 18 de maio, mais uma edição do mutirão de castração de animais. Desta vez, a unidade móvel itinerante Castrabus vai estacionar no pátio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a antiga subprefeitura, do bairro Cordeiros para realizar os procedimentos nos pets. A expectativa é que cerca de 320 animais sejam operados e, ao todo, mais de 3.500 já passaram por castração.
Segunda a Prefeitura de Itajaí, o INIS segue com cadastramento aberto para as pessoas que têm interesse em castrar seu pet, protetores animais independentes e Organizações não Governamentais (ONGs). Os procedimentos são feitos por médicos veterinários, cirurgiões e anestesistas que contam com apoio de auxiliares. Para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, cachorros e gatos são atendidos em turnos diferentes. Em média, 80 animais serão castrados por dia no Castrabus. Os mutirões visam realizar mais de 5 mil castrações no município.
Além da cirurgia, o animal e seu tutor recebem um kit com instruções pós-castração, medicação, pomada e, se o animal for fêmea, ganha uma roupinha, já se for macho, ganha o cone. Depois do uso, o tutor pode devolver a roupinha ou o cone para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (UAPA).
Os bairros do mutirão são escolhidos conforme a demanda de cadastros realizados pelos tutores. A equipe do INIS avalia os endereços dos registros aprovados e busca fazer o agendamento mais próximo da residência do tutor, para facilitar o processo. Bairros como Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros são as localidades que têm mais animais cadastrados, portanto recebem mais ações da unidade móvel.
Cadastre seu pet no Castrabus
→ Pessoa Física: É necessário se morador de Itajaí, comprovar renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo, e a castração pode ser feita em até cinco animais.
→ Protetor independente de animais: É necessário ser morador de Itajaí e comprovar que o animal foi resgatado através do relatório do histórico do animal.
→ Organização Não Governamental (ONGs): A ONG deve ter sede em Itajaí e atuar na proteção de animais no município.
Para cadastrar o animal ou esclarecer dúvidas, a população deve entrar em contato com o INIS pelo Whatsapp (47) 98857-9891, ou presencialmente na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no bairro Centro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO