Mundo animal Compartilhar
REGISTRO FOFO!

Foca ‘rara’ é encontrada no Litoral Sul de SC; veja imagens

A presença da foca é inédita e considerada de 'grande relevância científica'

• Atualizado

Rubens Felipe

Por Rubens Felipe

Foca ‘rara’ é encontrada no Litoral Sul de SC; veja imagens | Foto: PMP-BS/Reprodução
Foca ‘rara’ é encontrada no Litoral Sul de SC; veja imagens | Foto: PMP-BS/Reprodução

Uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus), espécie rara, foi encontrada entre os Molhes da Barra, em Laguna, e a Praia do Luz, em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada no início desta semana.

A presença da foca é inédita na região e considerada de ‘grande relevância científica’ pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), já que a espécie é típica da região subantártica e Antártica.

O animal foi localizado em uma área costeira monitorada pelo projeto e vem sendo acompanhado de forma contínua pela equipe de monitoramento. Foram feitas avaliações veterinárias nos dias 13 e 14 de maio, que indicaram que a foca-caranguejeira está em bom estado corporal, sem ferimentos ou sinais de debilidade.

  • Foca 'rara' é encontrada no Litoral Sul de SC; veja imagens
  • Foca 'rara' é encontrada no Litoral Sul de SC; veja imagens

O local, onde a foca foi encontrada, foi isolado para garantir a segurança do animal e da população, já que são animais selvagens e podem apresentar comportamento agressivo quando estressadas, oferecendo risco de acidentes graves.

“É importante que a população respeite a sinalização e não se aproxime do animal”, reforça a publicação oficial do PMP-BS, nas redes sociais.

Foca ‘rara’ é encontrada no Litoral Sul de SC

A espécie é típica da região subantártica e Antártica e é rara no litoral brasileiro, com poucos registros anteriores em Santa Catarina. “Este é o primeiro registro conhecido no sul do estado, o que torna a ocorrência relevante do ponto de vista científico”, disse o PMP-BS.

Ainda segundo o PMP-BS, é provável que a foca esteja utilizando a praia como ponto de parada em um deslocamento mais longo, até retornar ao seu habitat natural ou seguir em busca de alimento.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.