Filhote com rara condição genética é resgatado em SC
O filhote de gato-do-mato foi encaminhado ao veterinário para a realização de exames
• Atualizado

Um filhote de espécie rara de gato-do-mato-pequeno melânico foi resgatado no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, na segunda-feira (26). Um morador encontrou o animal em uma plantação e acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Leia Mais
Segundo o biólogo da Fujama, Christian Raboch, o homem caminhava em sua plantação quando encontrou o filhote no chão. Ele procurou a mãe do animal, mas não encontrou.
O biólogo relata que a princípio houve dúvidas se o animal era um gato silvestre ou doméstico. Um especialista em felinos silvestres do Brasil identificou o filhote como um gato-do-mato-pequeno (leopardus gutulus).
“Só que este apresenta uma anomalia genética chamada melanina, que é um pigmento que deixa a pelagem do animal escura. Justamente por ser melânico torna esta espécie muito mais rara. Aliás, é um dos animais mais raros já resgatados em Jaraguá do Sul”, disse o biólogo.
Após o resgate, o filhote de gato-do-mato foi encaminhado ao veterinário para a realização de exames. De acordo com Christian, ele estava um pouco desnutrido.
“Na clínica ele será submetido a alimentação e temperatura adequados, enfim, fazer tudo para conseguir salvar o animal. A ideia é estabilizá-lo e depois encaminhá-lo para um centro de reabilitação em Florianópolis”, afirmou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO