“Esquisito”: Cervo exótico chama atenção na web; veja vídeo
Animal possuí quatro glândulas na cabeça que chamam atenção.
• Atualizado
Na última semana, um vídeo publicado pelo biólogo Sérgio Rangel sobre um cervo exótico viralizou nas redes sociais e gerou curiosidade nos internautas. O animal, da espécie muntiacus muntjak, é um cervídeo que habita o sul e o sudeste da Ásia e possuí quatro glândulas na cabeça que chamam atenção.
As glândulas ficam localizadas na testa e abaixo dos olhos do cervo e são responsáveis por auxiliar os animais da espécie a se comunicarem entre si. “As glândulas produzem uma secreção oleosa de cheiro extremamente forte. Os machos raspam as glândulas contra troncos de árvores, contra pedras, contra vegetações grossas no campo e isso delimita o território. E assim eles se comunicam através do odor”, afirma Rangel.
Além disso, o biólogo explica que as fêmeas da espécie também utilizam o odor para avaliar a idade do macho e se o animal está pronto sexualmente e é forte ou não. “Um animal que não tem voz para se comunicar mas que desenvolveu ao longo de tempo de evolução uma comunicação odorífera. É muito louco mas é muito funcional, não desperta a curiosidade de um possível predador que não escutará nada e funciona muito bem entre eles”, finaliza o biólogo.
Veja vídeo:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO