Mundo animal Compartilhar
RESGATE

Cobra-de-duas-cabeças é capturada em Jaraguá do Sul

A espécie assustou as pessoas que estavam no local

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: reprodução | @biologo.giba
Foto: reprodução | @biologo.giba

Uma cobra-de-duas-cabeças foi resgatada na terça-feira (22), em uma sala de atendimento ao público em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense.

A espécie assustou as pessoas que estavam no local, por ser rara e incomum. “As pessoas estavam bem nervosas porque nunca tinham visto um bicho desse aqui”, disse o biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

De acordo com o Instituto Butantan, o animal não é uma serpente, é uma anfisbena. Elas possuem a cauda com o mesmo tamanho e grossura da cabeça, enquanto as serpentes têm caudas mais afuniladas.

Quando se sentem ameaçadas, as anfisbenas levantam a cauda e enganam o predador, que confunde a parte de trás do animal com sua cabeça. É por causa desse truque e de sua aparência que ela é chamada de cobra-de-duas-cabeças. Se um predador atacar a cauda achando que é a cabeça, ela fica com a cabeça livre para poder revidar.

*Estagiária sob supervisão.

Leia também:

Cobras são encontradas em sapateira, máquina de lavar e porta no Norte de SC

Foto: reprodução | TikTok | @
biologo.giba
Foto: reprodução | TikTok | @ biologo.giba

Moradores de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, foram surpreendidos com aparições inusitadas de cobras em suas residências, nesta semana. Na sapateira, na máquina de lavar e ao lado da porta – esses foram os lugares que as serpentes escolheram para se abrigar.

O resgate foi realizado pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). A cobra resgatada na sapateira era uma Jararaca, serpente peçonhenta e perigosa. Segundo a Fiocruz,  a Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal.

Já ao lado da porta, foi encontrada uma dormideira, com o nome científico “Dipsas indica”. A espécie pode atingir cerca de 82 cm e não possui peçonha.

Por fim, a cobra encontrada dentro da máquina de lavar era uma uma cobra coral falsa (Oxyrhopus clathratus), espécie também inofensiva e sem peçonha.

“Foi lavar a roupa e a máquina já estava sendo ocupada”, brincou o biólogo.

Após o resgate, os animais foram devolvidos a uma área de mata.

Cobras encontradas em Jaraguá do Sul

Foto: reprodução | Instagram | @biologo.giba

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.