Cobra-de-duas-cabeças é capturada em Jaraguá do Sul
A espécie assustou as pessoas que estavam no local
• Atualizado
Uma cobra-de-duas-cabeças foi resgatada na terça-feira (22), em uma sala de atendimento ao público em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense.
A espécie assustou as pessoas que estavam no local, por ser rara e incomum. “As pessoas estavam bem nervosas porque nunca tinham visto um bicho desse aqui”, disse o biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Leia Mais
De acordo com o Instituto Butantan, o animal não é uma serpente, é uma anfisbena. Elas possuem a cauda com o mesmo tamanho e grossura da cabeça, enquanto as serpentes têm caudas mais afuniladas.
Quando se sentem ameaçadas, as anfisbenas levantam a cauda e enganam o predador, que confunde a parte de trás do animal com sua cabeça. É por causa desse truque e de sua aparência que ela é chamada de cobra-de-duas-cabeças. Se um predador atacar a cauda achando que é a cabeça, ela fica com a cabeça livre para poder revidar.
*Estagiária sob supervisão.
Leia também:
Cobras são encontradas em sapateira, máquina de lavar e porta no Norte de SC
Moradores de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, foram surpreendidos com aparições inusitadas de cobras em suas residências, nesta semana. Na sapateira, na máquina de lavar e ao lado da porta – esses foram os lugares que as serpentes escolheram para se abrigar.
O resgate foi realizado pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). A cobra resgatada na sapateira era uma Jararaca, serpente peçonhenta e perigosa. Segundo a Fiocruz, a Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal.
Já ao lado da porta, foi encontrada uma dormideira, com o nome científico “Dipsas indica”. A espécie pode atingir cerca de 82 cm e não possui peçonha.
Por fim, a cobra encontrada dentro da máquina de lavar era uma uma cobra coral falsa (Oxyrhopus clathratus), espécie também inofensiva e sem peçonha.
“Foi lavar a roupa e a máquina já estava sendo ocupada”, brincou o biólogo.
Após o resgate, os animais foram devolvidos a uma área de mata.
Cobras encontradas em Jaraguá do Sul
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO