Canil clandestino é fiscalizado e 12 cães são encontrados em situação de maus-tratos em SC
O responsável pelo canil foi autuado pela Polícia Civil
• Atualizado

Um canil clandestino, no bairro Itinga, em Araquari, foi alvo de uma fiscalização da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) após uma denúncia anônima, na última sexta-feira (12). No local, 12 cães foram encontrados em condições de maus-tratos.
A operação contou com o apoio da Polícia Científica e Polícia Civil, sob a coordenação da delegada Tânia Harada. No local, foi possível identificar a atividade ilegal contra cães da raça Pitbull, com algumas fêmeas em condições de exaustão por sucessivas gestações.
Segundo a delegada Tânia Harada, alguns animais estavam com orelhas cortadas, prática considerada criminosa.
O responsável pelo canil foi autuado e notificado para que realize a castração imediata de todos os animais, além da doação dos filhotes. De acordo com a Fundema, os animais não foram recolhidos por falta abrigo público.
Em Santa Catarina é proibida à criação de cães derivados da raça Pit Bull, prática proibida pela Lei Estadual nº 14.204/2007, recentemente reforçada pelo Decreto Estadual nº 1.047/2025, que veda além da criação, também a comercialização e circulação desses animais no Estado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO