Mundo animal Compartilhar
Resgate inusitado

VÍDEO: biólogo encontra ‘surpresa’ dentro de cobra morta em SC

O vídeo do resgate foi publicado neste domingo (15).

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: reprodução | @biologo.christian
Foto: reprodução | @biologo.christian

Em cada resgate o biólogo Christian Raboch Lempek é surpreendido por um caso diferente. Desta vez, ele foi chamado para remover uma cobra coral-verdadeira (Micrurus corallinus), em Jaraguá do Sul. Quando chegou no local, se deparou com o animal morto e cheio de ovos.

O vídeo do resgate foi publicado neste domingo (15). Segundo o profissional, a cobra, de quase um metro de comprimento, foi morta pelos cachorros da residência da vizinha.

“Estou apertando a cobra para que os ovos que estavam dentro dela saiam. O buraquinho por onde os ovos são expelidos é chamado de cloaca”, explicou Lempek durante o procedimento.

Ele ainda esclareceu que a espécie não dá bote e possuem dentes pequenos.

“Acidentes só vão acontecer se tu pegar o bicho na mão e apertar”, afirmou.

Nas redes sociais, o biólogo ainda alertou os seguidores caso encontrem a cobra.

“Encontrou uma serpente com vermelho, considera como Coral-verdadeira, prenda gato e cachorro e chame algum órgão para resgatar o animal”, escreveu.

Veja o vídeo

Leia também:

Que medo! Moradora de SC encontra cobras dentro de máquina de lavar

Por Carolina Sott

Uma moradora de Jaguaruna, na região Sul de Santa Catarina, encontrou duas cobras dentro de uma máquina de lavar e outra cobra na lavanderia de casa. O caso foi registrado no bairro Morro Azul, no sábado (1º). 

A mulher acionou a equipe de Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, que esteve na casa para resgatar os animais. Segundo a corporação, duas cobras estavam dentro da máquina de lavar e uma terceira foi encontrada do lado de fora. 

Os Bombeiros Voluntários informaram que os animais encontrados eram da espécie Chironius bicarinatus, conhecida como cobra-cipó-verde, que possui veneno, mas não faz mal aos seres humanos.

Os três animais foram devolvidos à natureza após as capturas

Encontrei uma cobra, e agora? Saiba o que fazer ao encontrar um animal peçonhento

A aparição de cobras é comum nessa época do ano, devido ao calor intenso. Mas se encontrar uma cobra, sabe o que deve fazer?

O agente da Guarda Municipal Ambiental de Florianópolis, Rogério Martarello, explica que no verão as serpentes saem de seus abrigos, assim, é mais comum encontrar o animal.

“Saem dos abrigos em busca de alimentação. Também é uma época do ano que acontecem os novos nascimentos de serpentes”, afirma.

O que fazer ao encontrar uma cobra?

A recomendação é manter a calma caso encontre uma cobra no quintal, dentro de casa ou na rua, e se afastar.

“Mantenha afastado os animais domésticos, salvar as crianças, e ligar para os órgãos competentes para o resgate”, explica o agente.

Fui picado por uma cobra, o que fazer?

Caso seja picado por uma sobra, a recomendação é que também mantenha a calma.

Rogério Martello destaca que, caso seja picado: “Lave o local com água e sabão. Se possível, faça um registro em foto da cobra, para identificar a espécie da cobra e procurar o hospital mais próximo”.

Além da Guarda Municipal Ambiental, que atende pelo telefone 153, na Capital, é possível acionar o Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Como saber se a cobra é venenosa?

O agente destaca que é complexo a identificação de um leigo se uma serpente é venenosa ou não.

“Até porque algumas cobras usam de se parecerem venenosas, e não são”, explica, ao falar que alguns animais simulam as características das espécies venenosas como forma de se protegerem.

O guarda destaca que, para não arriscar, o recomendado é sempre acionar os órgãos competentes e procurar um hospital em caso de acidente com animais peçonhentos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.