Número de refugiados da Ucrânia ultrapassa 5 milhões
Quase metade do grupo é composto por crianças e adolescentes
• Atualizado
O número de refugiados da Ucrânia na Europa ultrapassou 5 milhões, nesta quarta-feira (20), devido ao avanço das forças russas no leste do país. De acordo com o programa de monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade do grupo é composto por crianças e adolescentes, além de mais de 200 mil cidadãos de outras nacionalidades.
Assim como registrado desde o início do conflito militar, a Polônia continua sendo o país que mais recebe refugiados da Ucrânia, contabilizando mais de 2,8 milhões de pessoas. Outras nações como Romênia (757 mil), Hungria (471 mil), Moldávia (426 mil) e Eslováquia (342 mil) também seguem recepcionando os civis, assim como regiões russas (549 mil).
Pelas redes sociais, o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, também chamou atenção para o número de deslocados internamente no país, calculado em 8 milhões. Em reunião no Conselho de Segurança da ONU, ele alertou para as necessidades dos moradores em situações de crise humanitária, assim os civis em situação de refúgio.
“Apesar da resposta esmagadoramente positiva, estou alarmado com os relatos de discriminação e xenofobia contra cidadãos de países terceiros que fogem da Ucrânia. Pedi aos Estados do Conselho de Segurança que garantam que a proteção e a assistência sejam prestadas de forma não discriminatória”, disse.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO