Guerra na Ucrânia Compartilhar
Áudio vazado

Comunidade ucraniana no Brasil pede cassação de Arthur do Val

Organização representa descendentes da Ucrânia no país e afirma que deputado "Mamãe Falei" é perigoso para a função pública

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

A Representação Central Ucraniana-Brasileira (RCUB) pediu em documento aberto e divulgado nas redes sociais ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB) a cassação do deputado estadual Arthur do Val, conhecido por “Mamãe Falei”(Podemos). A organização destacou o político paulista como uma pessoa de índole perigosa sendo incompatível com a função parlamentar.

“O deputado Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas onde sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade”, diz o documento assinado pelo presidente da RCUB, Vitorio Sorotiuk.

Além disso, a entidade exige uma investigação a nível internacional sobre o que o parlamentar paulista fez durante sua viagem na Ucrânia apontando possível aproveitamento sexual das mulheres naquele país.
 
“Que seja igualmente requerido às autoridades policiais internacionais investigação sobre possível aproveitamento sexual de mulheres vulneráveis atingidas pelo drama da guerra”, relata trecho da publicação. 

A RCUB reúne várias organizações civis e religiosas que representam 600 mil brasileiros descendentes de ucranianos.


LEIA A INTEGRA DA NOTA DOS UCRANIANOS NO BRASIL

RCUB SOLICITA CASSAÇÃO DE MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL PAULISTA.

Curitiba, 04 de março de 2022.

Exmo. Sr. Deputado Carlão Pignatari

DD Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

São Paulo ? SP

Senhor Presidente:

A Representação Central Ucraniana Brasileira ? RCUB, entidade que agrupa as organizações civis e religiosas, representativas de 600.000 brasileiros descendentes de ucranianos vem solicitar que Vossa Excelência apresente requerimento à Comissão de Ética para apuração dos fatos sobre as declarações e comportamento na fronteira da Eslovênia com a Ucrânia envolvendo o Deputado Estadual Arthur do Val para fins de cassação de seu mandato por sua conduta ser incompatível com o decoro parlamentar.

Conforme divulgado na imprensa- o Deputado Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas onde sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade.

Que seja igualmente requerido às autoridades policiais internacionais investigação sobre possível aproveitamento sexual de mulheres vulneráveis atingidas pelo drama da guerra.

N. Termos

P. Deferimento

VITORIO SOROTIUK

Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira

Áudio sexista indignou a internet; “Mamãe Falei” confirma falas

O pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo Podemos, que estava acompanhando a situação do conflito na Ucrânia, disse por áudio enviado a um amigo pelo aplicativo WhatsApp, que as mulheres ucranianas ‘são fáceis porque são pobres’. Ele confirmou a autenticidade do áudio na manhã deste sábado (5.mar) após desembarcar no Aeroporto de Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), e disse que a fala foi num ‘momento de empolgação’ e não representa o ‘que pensa’. 

“Detalhe, hein, mano, elas olham. E vou te dizer: são fáceis porque são pobres”, diz trecho inicial da conversa de conteúdo sexista.

Arthur do Val também relata que ter visto mulheres bonitas nas áreas de alfândega e conta que pretendia voltar à região assim que a guerra terminasse.

“Mano, eu tô mal. Eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias. Duas casinhas em cada país. Mano, eu juro pra você eu contei: são 12 policiais deusas. Mas deusas que você casa e faz tudo que ela quiser. Assim, eu tô mal. Eu não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você, mano, nem se te dizer, se ela cagar você limpa o cu dela com a língua. Assim que essa guerra passar vou voltar para cá.”

Além disso, Mamãe Falei fez uma comparação com as mulheres brasileiras alegando que ‘a fila da melhor balada do Brasil, não chega aos pés da fila de refugiados’.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Maluco, eu juro, eu nunca na minha vida vi nada parecido em termos de mina bonita. A fila das refugiadas? Imagina uma fila sei lá, eu tô sem palavras. Sei lá de 200 metros ou mais e só deusa. É sem noção, cara, é inacreditável, é fora de série. Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. Eu tô triste porque é inacreditável.”

Ouça a íntegra do áudio

Arthur do Val desiste de candidatura ao governo de SP

O deputado estadual Arthur do Val, conhecido também por Mamãe Falei (Podemos-SP) desistiu da pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito em publicação em rede social no começo da tarde deste sábado (05) após fazer comentários sexistas e preconceituosos contra mulheres ucranianas e brasileiras em áudio compartilhado a um amigo pelo WhatsApp.

Na publicação, feita no Instagram, o político achou lamentável o vazamento da conversa com amigos e pediu desculpas pela postura no áudio.

‘Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas”, disse.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×