Guerra na Ucrânia Compartilhar
Pedidos

Apelos de paz devem ser ouvidos, diz ONU sobre guerra na Ucrânia

Em apenas duas semanas, ofensiva russa já resultou na fuga de mais de 2,8 milhões de pessoas

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reforçou, nesta segunda-feira (14), que os apelos de paz na Ucrânia devem ser ouvidos pelos líderes internacionais. Segundo ele, a prorrogação dos conflitos militares no país pode resultar em uma crise de abastecimento alimentar global, além de um alto fluxo migratório.

“A Ucrânia está sob guerra. O país está sendo massacrado sob os olhos do mundo e inúmeros inocentes, incluindo mulheres e crianças, foram mortos. O cenário está ficando cada vez pior e uma coisa é clara: essa guerra não deixará ganhadores, apenas perdedores”, afirmou Guterres, ressaltando que grande parte das cidades estão enfrentando escassez de energia elétrica, alimento e água potável.

O líder da ONU também disse que, segundo a plataforma de monitoramento da entidade, mais de 2,8 milhões de pessoas já cruzaram a fronteira da Ucrânia para escapar da invasão russa em apenas duas semanas. A grande maioria busca abrigo em países como Polônia e Hungria, enquanto outros deslocam-se para Eslováquia, Moldávia, Romênia e, até mesmo, algumas regiões da Rússia.

Além da crise migratória, Guterres alertou para um possível desabastecimento alimentar global, já que a Ucrânia é um dos principais importadores de alimentos básicos, como trigo, milho e óleo de girassol. Das exportações, 40% dos contêineres de trigo e milho vão para países do Oriente Médio e da África, cujas cidades já sofrem com a escassez alimentar.

“Essa guerra vai além da Ucrânia e ataca as pessoas mais vulneráveis em todos os países. Países que já estavam tentando se recuperar da crise econômica causada pela pandemia de covid-19”, lembrou o secretário-geral. “Os apelos de paz devem ser ouvidos. Essa tragédia deve parar. Nunca é tarde demais para a diplomacia e o diálogo. Precisamos de paz. Paz para os cidadãos ucranianos. Paz para o mundo”, finalizou.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×