Governo do Estado de Santa Catarina Compartilhar
FICA LIGADO!

Conheça as novidades do Programa Universidade Gratuita para o segundo semestre de 2025

A alteração visa garantir que, no momento da matrícula, o aluno já conheça sua situação no Programa

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Marco Favero/SECOMGOVSC
Foto: Marco Favero/SECOMGOVSC

Estudantes que pretendem ingressar no ensino superior pelo Programa Universidade Gratuita devem estar atentos às novidades anunciadas pelo Governo do Estado. As alterações já valem para o segundo semestre deste ano, quando todas as etapas de inscrição, renovação e contratação serão antecipadas para antes do começo das aulas.

A alteração visa garantir que, no momento da matrícula, o aluno já conheça sua situação no Programa, proporcionando mais previsibilidade, segurança e tranquilidade para planejar seus estudos. Além disso, o novo formato traz mais transparência. As mudanças foram feitas após conversas entre Governo do Estado, representantes das instituições universitárias e dos acadêmicos. A consolidação completa do UG está prevista para o primeiro semestre de 2027.

Evolução do cronograma

2025.2: inscrições, renovações e contratações serão realizadas antes do início das aulas. O edital será lançado já em junho;

A partir de 2026.1: todas as etapas ocorrerão antes do período de matrícula, permitindo que os estudantes saibam com antecedência se atendem aos critérios do Programa, evitando dúvidas ou débitos indevidos.

Simulação do índice de carência é nova funcionalidade

Outra novidade é que os estudantes poderão testar o seu índice de carência antes de efetuar a inscrição no programa, o que permitirá mais conhecimento e transparência sobre sua condição.

O Governo de Santa Catarina continua comprometido com o aprimoramento da gestão do Programa Universidade Gratuita e segue fielmente o que determina a Lei Complementar nº 831/2023, atualizada pelas LC nº 853/2024 e nº 866/2025, que orienta a implantação gradativa e sustentável do Programa.

Universidades darão suporte a estudantes com dificuldades

Em comum acordo com as instituições universitárias, a Secretaria de Estado da Educação orienta que os estudantes classificados com índice de carência e que estiverem enfrentando dificuldades entrem em contato com suas respectivas universidades. Os reitores estarão à disposição para realizar os encaminhamentos adequados a cada situação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.