Geral Compartilhar
medida estratégica

Xanxerê ganha estação de monitoramento para prevenir enchentes

A estação irá acompanhar em tempo real variáveis como volume de chuvas e vazão do rio

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços realizou uma vistoria no local nesta quarta-feira (27) | Imagem: Defesa Civil/Reprodução
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços realizou uma vistoria no local nesta quarta-feira (27) | Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Uma nova estação de monitoramento hidrometeorológico será instalada em breve pela Defesa Civil, junto à ponte sobre o rio do município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. O equipamento, adquirido pelo Governo do Estado e repassado ao município, vai auxiliar no acompanhamento em tempo real de chuvas intensas, enchentes e estiagens.

A estrutura será equipada com sensores climáticos e hidrológicos, entre os loteamentos Bem Morar e Franke, capazes de transmitir dados instantaneamente.

O coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, explicou que a escolha do local foi estratégica, já que a região é impactada por eventos extremos e fica abaixo das bacias de contenção. “Dessa forma, será possível monitorar antes que cheguem na região central”, destacou.

Na manhã desta quarta-feira (27), uma visita técnica ao local reuniu a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, coordenada pela secretária Thaise Paludo, e o coordenador da Defesa Civil. Foram avaliadas melhorias necessárias para a instalação do equipamento.

Segundo Thaise, a prefeitura vai realizar trabalhos de limpeza e desassoreamento do rio, garantindo o funcionamento adequado da estação.

“Estamos preparando a estrutura necessária para que o equipamento opere corretamente e possa contribuir efetivamente na proteção da população”, afirmou.

A implantação da estação de monitoramento é considerada uma medida estratégica para acompanhar em tempo real variáveis como volume de chuvas e vazão do rio, auxiliando diretamente na prevenção e no enfrentamento de situações de risco.

*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.