Voos cancelados por greve de pilotos no Chile prejudicam mais de 20 mil pessoas
A greve dos pilotos do Chile contou com o apoio do Brasil
• Atualizado
Os pilotos da Latam Airlines do Chile entraram em greve nesta quarta-feira (12). A empresa teve que cancelar 173 voos que estavam programados entre os dias 12 e 17 de novembro, o que prejudicou mais de 20 mil pessoas.
Quem organizou a paralisação foi o Sindicato de Pilotos da Latam (SPL), a fim de reivindicar a recomposição salarial e os benefícios reduzidos em 2020.
Neste ano, os pilotos tiveram que continuar as operações com uma redução salarial de 50%. Porém, o sindicato – que representa 464 pilotos – acusa a Latam de recusar a devolução dos direitos.
Veja a nota da Latam:
“O Grupo LATAM Airlines informa que, em decorrência da greve convocada por um dos sindicatos de pilotos no Chile, a empresa implementou medidas para proteger os passageiros, incluindo o cancelamento de voos programados entre 12 e 17 de novembro. Essa medida envolve a suspensão de 173 voos, afetando aproximadamente 20.000 passageiros, a grande maioria com soluções de viagem já aplicadas”.
Greve tem apoio brasileiro
A greve dos pilotos do Chile contou com o apoio do Brasil, através do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).
“O SNA reafirma sua convicção de que a valorização dos profissionais é essencial para uma aviação segura, eficiente e sustentável, e encoraja todas as partes a manterem abertos os canais de diálogo e respeito mútuo. Enfatizamos que toda ação empresarial deve garantir o respeito aos direitos fundamentais dos trabalhadores, especialmente o direito constitucional de greve, pedra angular do diálogo social e da negociação coletiva livre e justa”, comunicou por nota.
Voos cancelados
A Latam divulgou uma nota sobre a questão dos voos cancelados por conta da greve, e assegurou que caso a medida proposta não atenda às necessidades dos passageiros, será possível alterar a data ou o voo de forma gratuita, e até mesmo solicitar o reelmbolso da passagem.
“Estamos empenhados em oferecer a melhor solução possível a todos os passageiros afetados por esta situação no Chile, mantendo a conectividade em todo o país, principalmente nas regiões que mais precisam”, disse o vice-presidente de clientes do Grupo LATAM Airlines, Paulo Miranda.
A Latam também recomendou que os passageiros afetados verifiquem constantemente o status do voo antes de ir ao aeroporto. Através do site ou por meio do aplicativo da LATAM, em “Minhas Viagens”.
Leia Mais
*Com informações de SBT News
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO