‘Vocês salvaram o nosso pequeno’: bebê engasgado é salvo por agentes em Itajaí
Família buscava ajuda médica quando bebê teve convulsão e engasgou com saliva
• Atualizado
Um bebê foi salvo por agentes da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e policiais militares após se engasgar e parar de respirar, na manhã de quinta-feira (10). O caso aconteceu durante uma fiscalização de rotina no bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí.
O pequeno Joaquim estava sendo levado ao hospital pelos pais por causa de uma febre alta, quando, próximo a uma barreira policial, sofreu uma convulsão e engasgou com a própria saliva. Em pânico, os pais pararam o carro e correram em direção aos agentes com o bebê no colo, já desacordado.
A mãe, Andrielli Rubim, emocionada, agradeceu quem prestou o socorro. “Todo o nosso reconhecimento e gratidão, vocês salvaram o nosso pequeno. A gente como pais, por mais que soubéssemos o que fazer, não conseguíamos. Precisamos deles”.
Segundo Andrielli, seu filho, Joaquim, apresentava febre alta e começou a ter uma convulsão a caminho do hospital. “Joaquim estava com uma convulsão febril, engasgou por conta da saliva, e eles conseguiram auxiliar o nosso filho fazendo a manobra, nos levaram até o hospital mais próximo também”.
A situação aconteceu enquanto os agentes da Codetran e a Polícia Militar realizavam uma blitz na Avenida Abraão João Francisco. “Nós estávamos em uma barreira de fiscalização na Avenida Abraão João Francisco, juntamente com a polícia militar. Quando parou um veículo e desceu um casal, a mãe com uma criança no colo, aparentemente em pânico. A criança estava desacordada”, contou o agente da Codetran, Alexandre Brugnaro ao SCC SBT.
“A mãe disse que ele estava com muita febre e havia se engasgado, provavelmente com uma secreção. Prontamente iniciamos o procedimento para desengasgo, com uma manobra já popularmente conhecida, mas pouco praticada”, explicou o agente Brugnaro.
Com o retorno da respiração do bebê, ainda com dificuldades, a criança foi levada imediatamente ao Hospital Marieta. A rápida condução foi essencial para garantir o atendimento especializado e preservar a vida do pequeno.
Brugnaro também relembrou um episódio pessoal parecido envolvendo sua filha. “Ela tinha aproximadamente a mesma idade e, por sorte, eu também consegui recuperar ela. Na época era só eu e ela. Dessa vez havia mais pessoas, o que facilitou. A gente tem que agir com frieza, segurar a emoção, porque é uma vida que depende da gente”.
O coordenador de trânsito de Itajaí, Leandro Ferreira, destacou o preparo das equipes e a importância de sua presença ativa nas ruas. “Essa ocorrência demonstra o preparo e a sensibilidade das nossas equipes. Estavam ali para fiscalizar, mas acabaram salvando uma vida. É por isso que reforçamos a importância da capacitação contínua e da presença ativa nas ruas de Itajaí”, afirmou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO