Geral Compartilhar
Fim da guerra

Vídeo mostra reencontro de reféns israelenses com familiares após serem libertados pelo Hamas

As imagens mostram abraços emocionados, lágrimas e gritos de alívio

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Vídeo mostra reencontro de reféns israelenses se com familiares após serem libertados pelo Hamas | Foto: FDI/Divulgação
Vídeo mostra reencontro de reféns israelenses se com familiares após serem libertados pelo Hamas | Foto: FDI/Divulgação

O exército de Israel divulgou vídeos e fotos divulgados nesta segunda-feira (13) que mostram o momento do reencontro entre reféns libertados pelo grupo Hamas e seus familiares. As imagens mostram abraços emocionados, lágrimas e gritos de alívio.

Uma espera acabada, um abraço restaurado

Entre os libertados está Eitan Mor, que aparece nos braços dos pais, Outro refém, Omri Miran, surge nos vídeos abraçando a esposa e o pai após dois anos em cativeiro na Faixa de Gaza.

O momento ocorreu após a transferência feita pela Cruz Vermelha, conforme confirmou o Exército israelense. Todos os reféns que ainda estavam vivos foram recebidos e levados a um ponto militar no sul de Israel, onde receberam atendimento médico e apoio psicológico antes do encontro com suas famílias.

Celebração nacional

Em Tel Aviv, na chamada “Praça dos Reféns”, multidões se reuniram para celebrar o retorno, com bandeiras, cartazes e cânticos de “bem-vindos de volta”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recorreu às redes sociais para dar boas-vindas públicas: “Em nome de todo o povo de Israel, bem-vindos de volta! Esperamos por vocês, nós os abraçamos.”

Contexto do acordo e próximos passos

A libertação faz parte da primeira fase de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelos Estados Unidos. Como parte do pacto, 20 reféns foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, enquanto outros procedimentos envolvem a troca de corpos de vítimas e a libertação de prisioneiros palestinos, cerca de 1.700, segundo os termos já anunciados.

Esse movimento abre caminho para uma retirada progressiva das tropas israelenses de Gaza e para o início da reconstrução local — ideia que prevê uma administração temporária internacional chamada “Conselho da Paz”.


*Com informações do SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.