VÍDEO: Moradora do Oeste, uma das mulheres mais velhas de SC completa 111 anos
Moradora mais idosa do município de Campo Erê, ela é símbolo de força e ternura no Extremo Oeste de Santa Catarina
• Atualizado
Em uma cidade com pouco mais de 9.600 habitantes, do Extremo Oeste de Santa Catarina, vive uma mulher que guarda mais de um século de histórias. Dona Ana Maria Tavares, nascida em 1914 em Chapecó, completou no domingo (8), 111 anos de vida. Moradora de Campo Erê há nove décadas, ela é considerada a mulher mais velha do município e também um verdadeiro símbolo de vida, coragem e ternura.
Leia Mais
Na última sexta-feira (6), equipes da saúde municipal prestaram uma homenagem emocionante à Dona Ana. Em uma visita simples, mas repleta de carinho, a comunidade celebrou não apenas a longevidade, mas a força de uma mulher que dedicou a vida à família e atravessou gerações com dignidade.
Atualmente, Dona Ana vive no bairro Melo, ao lado da filha Suzana Tavares, que cuida dela com amor e gratidão. Ao longo da vida, Ana criou sozinha quatro filhas e viu sua família crescer em netos, bisnetos e até tataranetos, tantos que hoje já se tornam difíceis de contar.
Para Suzana, a mãe é exemplo de esforço e generosidade. “A mãe sempre foi muito batalhadora, caprichosa, e nunca deixou faltar nada pra gente. Criou a gente sozinha, com muito esforço, mas sempre com dignidade”, recorda com emoção.
Apesar da idade avançada, Dona Ana mantém uma saúde considerada estável, e cada novo dia ao seu lado é, para a filha, motivo de gratidão.
“Tem dias que eu paro, penso, vejo tantas pessoas partindo… e digo: ‘Meu Deus, sei que um dia vai chegar o dia dela também. E eu não sei se estou preparada’. Mas, enquanto isso não acontece, quero viver cada segundo com ela, amando, cuidando, tratando ela bem. Ela é tudo pra mim, minha rainha, minha bonequinha”, diz Suzana.
*Com informações da Rede Peperi.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO