VÍDEO: elefante-marinho é avistado descansando em praia de SC
Animal de 2,5 metros foi avaliado por equipe veterinária e está em boas condições, apenas descansando na areia
• Atualizado
Uma cena incomum chamou a atenção na Praia da Armação, em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina na tarde do último sábado (2). Uma equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Univali, foi acionada para atender a ocorrência de um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) encontrado na faixa de areia.
Leia Mais
Segundo a avaliação da equipe veterinária, trata-se de uma fêmea com cerca de 2,5 metros de comprimento, em boas condições físicas. Frequências cardíaca e respiratória estavam dentro da normalidade, e as marcas na pele são compatíveis com o processo natural de muda de pelos. Não foram identificados parasitas, secreções ou sinais de inflamação.
O animal apresenta uma tag amarela nas nadadeiras posteriores e cicatrizes semelhantes às de um indivíduo já registrado e tratado em bases do PMP-BS no estado de São Paulo, o que indica que pode ser o mesmo espécime acompanhado anteriormente pelo instituto gremar e pelo ipec pmpbs.
Aparentemente, o elefante-marinho está apenas descansando comportamento comum da espécie em períodos de repouso. Esses mamíferos marinhos habitam ilhas subantárticas e se reproduzem nessas regiões, sendo raros no litoral brasileiro. Quando aparecem por aqui, geralmente vêm de colônias reprodutivas na Argentina.
O PMP-BS reforça que, ao avistar animais marinhos na praia, a orientação é manter distância, evitar barulho e respeitar o espaço para não causar estresse.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, para as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Petrobras na região, e é executado pela Univali em Penha.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO