Vídeo de português prometendo dinheiro por ‘cabeça de brasileiro’ gera revolta
Especialistas cobram mais rigor da Justiça portuguesa diante de casos de ódio e intimidação contra imigrantes
• Atualizado

Um vídeo gravado em Portugal gerou indignação e revolta nas redes sociais ao mostrar um homem oferecendo dinheiro pela morte de brasileiros. Nas imagens, ele afirma:
“A cada português que me trouxer a cabeça de um brasileiro, desses ‘zucas’ que vivem aqui em Portugal, eu pago 500 euros por cada cabeça”
Leia Mais
O valor prometido equivale a cerca de R$ 3 mil. O termo “zuca”, usado por ele, é uma forma pejorativa de se referir a brasileiros. A repercussão foi imediata: o homem acabou demitido, e o estabelecimento comercial onde trabalhava divulgou nota repudiando o ato xenofóbico.
Embora o caso tenha chocado, não é um episódio isolado. Discursos de ódio contra brasileiros vêm ganhando espaço no país europeu. Em outro vídeo que circulou recentemente, uma atendente brasileira foi hostilizada por uma cliente portuguesa simplesmente por falar o português do Brasil, considerado por ela “errado”.
Segundo o Itamaraty, cerca de 700 mil brasileiros vivem em Portugal, formando a maior comunidade estrangeira no país. Mas a convivência tem enfrentado tensões. Dados da Agência para Integração, Migrações e Asilo mostram que 54% dos brasileiros já relataram ter sofrido algum tipo de discriminação, o índice mais alto entre todos os grupos de imigrantes.
Falta de punição clara
Para especialistas, os episódios refletem não apenas preconceito, mas também falhas na legislação portuguesa. A advogada criminalista Renata Amorim destaca que a lei do país não trata a xenofobia com o mesmo rigor que o Brasil, onde crimes de ódio podem ser considerados imprescritíveis e inafiançáveis.
“ O aumento dos casos pressiona o Judiciário a aplicar e interpretar as leis de forma a garantir a dignidade das pessoas”, afirma.
Com informações de SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO