Última superlua de 2025 poderá ser vista nesta quinta-feira
A Lua cheia ficará até 14% maior e 30% mais brilhante
• Atualizado
A última superlua do ano promete um espetáculo no céu nesta quinta-feira (4). O fenômeno fará a Lua cheia parecer maior e mais brilhante do que o normal, com aumento de até 14% no tamanho e 30% no brilho, quando estiver a cerca de 357 mil quilômetros da Terra. A superlua anterior ocorreu em 5 de novembro.
O fenômeno acontece quando a Lua se aproxima da Terra em sua órbita elíptica, no chamado perigeu, tornando-se visualmente maior e mais iluminada. Apesar do efeito impressionante, o termo “superlua” não tem base científica. Segundo Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional, a expressão foi criada em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle e não possui critérios oficiais da União Astronômica Internacional.
A Lua cheia recebe diferentes nomes ao longo do ano, de acordo com a tradição cultural e a época. No hemisfério norte, a superlua de dezembro é chamada de “Lua Fria” pela tribo Mohawk, associada às baixas temperaturas. Em janeiro, é a “Lua do Lobo”, por causa dos uivos durante o inverno. Outros nomes populares incluem “Lua das Flores”, em maio, e “Lua da Colheita”, em setembro.
Como observar a superlua
Para acompanhar o fenômeno, basta olhar para o céu após o pôr do sol. A Lua nasce no horizonte leste e permanece visível durante toda a noite, desaparecendo no horizonte oeste ao amanhecer. O pico do fenômeno está previsto entre 20h e 20h20 (horário de Brasília), momento ideal para fotos.
*Com informações de Tecmundo.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO