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Transporte público de Florianópolis: confira mudanças nas linhas convencionais

Florianópolis terá novas linhas e trajetos aprimorados na modalidade convencional do transporte coletivo

• Atualizado

Redação

Por Redação

Transporte público de Florianópolis: confira mudanças nas linhas convencionais | Foto: Tony Borges/PMF
Transporte público de Florianópolis: confira mudanças nas linhas convencionais | Foto: Tony Borges/PMF

Dando início à implantação de uma série de aprimoramentos no sistema de transporte público da Capital, a Prefeitura de Florianópolis prepara um pacote de mudanças nas linhas convencionais a partir da segunda-feira, 06 de outubro.

As modificações abrangem linhas das diferentes regiões da cidade, com alterações que consideram as demandas de cada contexto em que estão inseridas, buscando um serviço mais eficaz e adequado às necessidades da população.

“Essa é uma verdadeira aposta em pequenas mudanças com capacidade de solucionar grandes gargalos no que diz respeito à eficiência do sistema e da assertividade na prestação do serviço à população”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.

“Estamos implementando novas linhas, mais práticas; extinguindo alguns nós que trazem morosidade aos trajetos e pensando também em reduzir a pressão sobre o sistema, que não pode operar com uma dinâmica falha, que resultaria em maiores custos, entre outros problemas que prejudicam o usuário”, concluiu.

Novas linhas diretas

  • Trajeto entre Centro e Trindade

O trajeto entre o TICEN e o TITRI ganhará uma nova linha rápida – N-110 – Ticen-Titri Direto – ou seja, sem paradas para embarque e desembarque na Beira-mar Norte neste sentido. A conexão deve agilizar a viagem de quem precisa se deslocar entre o Centro e Trindade.

Com isso, será extinta a linha N-134 – Titri-Ticen via Beira-mar, que fazia basicamente o mesmo trajeto, mas incluindo paradas e acesso às marginais. Para esses usuários, o atendimento se dará pelas outras linhas que circulam na região.

  • Trajeto entre Santo Antônio de Lisboa e Centro

Os usuários que precisam se deslocar a partir do terminal de Santo Antônio de Lisboa para a região central da Capital também terão uma nova opção direta. Com a ativação da linha N-212 – Tisan – Ticen Direto será possível chegar ao Centro com mais agilidade. A linha passa pela SC-401, pela Avenida da Saudade, segue pela Beira-mar Norte e termina seu roteiro no TICEN.

  • Ampliação da oferta na Costa de Cima e Costa de Dentro

Atualmente, duas linhas atendem a região – 562 – Costa de Cima e 563 – Costa de Dentro. Ambas saem do Terminal de Integração do Rio Tavares e seguem em direção ao Pântano do Sul.

Próximo ao bairro, uma delas segue pela Rodovia Francisco Thomaz dos Santos e depois acessa a Estrada João Belarmino da Silva, passando pelos Açores e depois indo em direção à Costa de Dentro, através da Rodovia Rosália Paulina Ferreira.

A outra, deixa a Rodovia Francisco Thomaz dos Santos mais cedo e segue pela Estrada Rosália Paulina Ferreira, na Costa de Cima, até o quilômetro em que encontraria com o trajeto a linha vizinha.

Através da avaliação da demanda geral na região, compreendeu-se que uma única linha cobrindo todo o trajeto é mais adequada em alguns horários.

Para isso, serão criadas as linhas V-562 – Costa de Cima via Costa de Dentro e a linha V-563 – Costa de Dentro via Costa de Cima, atendendo os bairros de forma unificada, com cada uma seguindo em um sentido, ampliando assim a cobertura na área.

Aprimoramento de trajetos

Algumas linhas vão passar por reduções em seus itinerários ou adequações nos horários. Com isso, espera-se que os passageiros cheguem de forma mais rápida aos destinos, com um serviço eficiente.

Nos locais em que as linhas deixarão de passar, o acesso ao transporte já é garantido por outras opções da rede disponível.

  • As linhas N-268 – Sítio de Baixo, N-269 – Moçambique Via Rua Alzira Rosa Angular, N-285 – Circular Moçambique e N-289 Circular Vargem Grande via Rio Vermelho vão deixar de acessar a marginal da Vargem do Bom Jesus, deslocamento que aumentava o tempo de percurso. Com isso, seguirão diretamente pela SC-403 nos seus trajetos até chegar ao TICAN.
  • A linha N-564 – Pântano do Sul, que parte do TIRIO e segue até o bairro, vai deixar de acessar a Avenida Antônio Borges dos Santos. Assim, não passará mais no miolo do bairro da Armação, se mantendo na Rodovia Francisco Thomaz dos Santos.
  • A linha N-332 – TISAN – TICEN via Beira-mar não passará mais pelo TITRI, na Trindade. Ou seja, ao chegar na Avenida da Saudade, seguirá direto pela Avenida Beira-mar Norte em direção ao Centro. Para aqueles que usam a linha, o deslocamento poderá ser feito através das linhas N-230, M-233 e N-235.
  • A linha N-846 – Cacupé deixa de fazer a conexão com toda a extensão do Caminho dos Açores. No novo formato, segue pelo Caminho apenas até o entroncamento com a Estrada Haroldo Soares Glavan, ponto em que fará a conversão para seguir por esta até o bairro. No entanto, a região ganhará também uma nova linha, essa sim passando por toda a extensão do Caminho dos Açores. Denominada V-846 – Cacupé via Caminho dos Açores, a linha sai do Tisan e vai até o Titri.
  • Teste de novo itinerário: A linha N-274 – Rio Vermelho Muquém passará a operar em novo trajeto teste, no período de 06 de outubro até 07 de novembro. O que muda é que a linha deixará de acessar a parte mais ao sul do bairro, trecho em que ia até o Parque Estadual do Rio Vermelho. O limite será a região da Rua das Tulipas Vermelhas, via de onde seguirá pela Rua Cândido Pereira. A mudança definitiva será avaliada ao fim do período de teste.

Mudança de status

As linhas N-264 – Santinho Via Ingleses, N-265 – Ponta das Canas, N-266 – Praia Brava, N-267 – Rio Vermelho, N-274 – Rio Vermelho via Muquém, N-287 – Rio Vermelho via Vargem e N-360 – Barra da Lagoa passarão a operar como linhas radiais.

Até aqui essas linhas tinham horários fixos para saída do bairro e passarão a ter um horário previsto, assim como já acontece em outras regiões da cidade.

“Nas áreas em que operam, apesar dos horários fixos existentes, muitas vezes os veículos conseguem chegar com antecedência ao ponto de início dos trajetos. Com isso, ficam até 20 minutos parados esperando pelos horários de partida, quando já poderiam estar rodando, chegar com mais agilidade aos terminais. Um horário fixo não considera as variações das condições de trânsito nessas rotas, que podem ser significativas e, nestas circunstâncias, antecipar a operação”, explica Rafael Hahne.

Apesar da mudança de status, os usuários conseguem se programar a partir das informações disponibilizadas no site do Consórcio Fênix.

Nas linhas desta modalidade os horários são acompanhados de um asterisco, indicando previsão. Além disso, é possível acompanhar a posição em tempo real dos ônibus nas rotas através do aplicativo Floripa no Ponto.

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