Tornado deixa cinco mortos e mais de 400 feridos no Paraná
A Defesa Civil confirmou ainda que mais de 400 pessoas ficaram feridas e 80% da cidade foi destruída
• Atualizado
A passagem de um tornado de categoria três deixou um cenário de destruição e tristeza no Paraná. O fenômeno, registrado no início da noite de sexta-feira (7), atingiu com força principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do estado, e também causou estragos em Guarapuava, Candói e Laranjeiras do Sul.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos cinco pessoas morreram, quatro em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. A Defesa Civil confirmou ainda que mais de 400 pessoas ficaram feridas e que 80% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram casas completamente destruídas, veículos virados e postes derrubados. Segundo o boletim da manhã deste sábado (8), houve colapsos estruturais em comércios, órgãos públicos e residências. A rede elétrica foi severamente danificada e diversas vias seguem bloqueadas.
Conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), mais de 4,5 mil imóveis estão sem energia elétrica. A defesa civil estima que até o momento há 28 desabrigados e mais de mil desalojados. A Defesa Civil orienta os moradores que perderam suas casas a procurar os abrigos montados em Laranjeiras do Sul.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Saúde e outros órgãos estaduais foram deslocadas para a região para atuar nos resgates e no atendimento às vítimas.
Outras cidades afetadas
O tornado e as fortes rajadas de vento também atingiram outros municípios próximos:
- Quedas do Iguaçu: dois desalojados, destelhamento de posto de saúde e alagamentos.
- Espigão Alto do Iguaçu: Prefeitura parcialmente destelhada.
- Três Barras: falta de energia.
- Guaraniaçu: três casas atingidas.
- Foz do Iguaçu: duas residências com telhados severamente danificados, cerca de 10 moradores precisaram de lonas; cerca de 15 árvores e galhos quebrados, cabos de energia rompidos e postes danificados.
Serviço de energia elétrica
A Copel atualiza os moradores do Paraná, com boletins no site oficial da empresa sobre a situação da distribuição de energia elétrica. No último boletim, divulgado às 09h desde sábado (8), a Copel informa que está com mais 100 profissionais atuando em Rio Bonito e demais cidades atingidas.
“A Copel informa que está com mais de 100 profissionais atuando em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Oeste do Paraná, onde um tornado com ventos de até 250 km/h causou destruição em toda a cidade. Até o momento, a companhia já contabilizou cera de 280 postes caídos. Ao todo, 3790 unidades consumidoras estão desligadas na cidade, cerca de 75% do total de clientes na cidade. Três torres de alta tensão foram derrubadas na região a sudoeste de Guarapuava“, cita a empresa.
A Defesa Civil do Paraná segue em alerta, monitorando as condições climáticas e pede para que a população evite circular por áreas de risco e siga as orientações das autoridades locais.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO