Virada no tempo! Frente fria traz alto risco de temporais em SC; veja quando
A aproximação e o avanço de uma frente fria devem provocar temporais em Santa Catarina entre a tarde deste domingo (16) e a manhã de segunda-feira (17)
• Atualizado
A aproximação e o avanço de uma frente fria devem provocar temporais em Santa Catarina entre a tarde deste domingo (16) e a manhã de segunda-feira (17). O cenário meteorológico previsto indica risco moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Segundo a previsão, os temporais podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa em curtos períodos e eventual queda de granizo, aumentando o potencial de prejuízos e situações de perigo.
Os primeiros núcleos de tempestade devem se formar a partir do início da tarde de domingo nas regiões do Grande Oeste e Planaltos, devido ao calor e à umidade. Com o avanço da frente fria, a tendência é de intensificação entre o fim da tarde e a noite, principalmente no Oeste e Sul do estado, áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, a instabilidade deve atingir todas as regiões catarinenses. Ao longo de segunda-feira, a condição para temporais tende a diminuir, porém ainda há previsão de chuva intensa em alguns momentos, sobretudo no Nordeste de Santa Catarina.
A frente fria está associada a um ciclone em alto-mar, localizado entre o Uruguai e o centro da Argentina, distante da costa sul brasileira. A formação desse sistema é bem diferente da registrada na última sexta-feira (7), quando um ciclone se desenvolveu sobre a região Sul do Brasil, resultando em condições de tempo severo.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante tempestades, procure abrigo longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes, evite ficar ou transitar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
- Nunca atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Em situação de emergência, o recomendado é acionar os órgãos de segurança e proteção da sua região.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO