Ventos arrancam casa e causam destruição em Dionísio Cerqueira; prefeitura decreta emergência
Defesa Civil confirmou cerca de 60 casas danificadas após o forte vendaval
• Atualizado
Um forte temporal atingiu o município de Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina, por volta das 16h30 desta sexta-feira (7), provocando grandes estragos nas comunidades Jorge Lacerda e Gleba União. Segundo a Defesa Civil, cerca de 60 casas foram danificadas, e uma residência foi completamente arrancada pelos ventos.
Além disso, houve destelhamentos, queda de árvores e danos em uma escola, uma igreja e uma empresa de ônibus. Duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital. Cerca de 30 moradores ficaram desalojados, mas nenhum desabrigado.
Cinco vias do município ficaram interditadas por causa de árvores e destroços. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuam no local realizando entrega de lonas, desobstrução de vias, levantamento de danos e orientações às famílias afetadas.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Dionísio Cerqueira publicou o Decreto nº 9137/2025, que declara situação de emergência nas áreas atingidas pelo temporal. O documento, assinado pela prefeita Bianca Moreira Maran Bertamoni, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários para auxiliar nas ações de resposta e reconstrução.
O decreto também permite que a administração faça contratações emergenciais, sem licitação, para compra de materiais e serviços necessários, desde que concluídas em até 180 dias.
A prefeitura informou ainda que irá solicitar o reconhecimento oficial da situação de emergência (nível II) e o preenchimento do Formulário de Avaliação de Danos (IAH), para viabilizar apoio estadual e federal às famílias atingidas.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO


