Temporais causam estragos em Santa Catarina
As principais regiões atingidas foram o Extremo Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte catarinense
• Atualizado

Santa Catarina enfrentou um fim de semana de intensos temporais entre sábado (20) e domingo (21), com rajadas de vento, granizo e chuva forte que provocaram diversos estragos, como destelhamentos e quedas de árvores em mais de 20 municípios. As ocorrências foram registradas principalmente no Extremo Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de SC.
Leia Mais
Extremo Oeste – São Miguel do Oeste e Barra Bonita
Na noite de sábado (20), por volta das 19h, São Miguel do Oeste foi atingida por fortes ventos e granizo. Houve destelhamento de casas, queda de árvores e de rede elétrica, deixando parte da população sem energia.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou corte emergencial de árvores, distribuição de lonas e comunicação à Defesa Civil municipal e regional.
Foram entregues cerca de 240 m² de lonas para famílias em Barra Bonita e São Miguel do Oeste. Em Barra Bonita, onde o número de acionamentos foi o maior da região, estima-se que mais de 30 ocorrências tenham sido atendidas. Conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, um tornado foi registrado na cidade na noite de sábado, caracterizando tempestade severa.
Também foram registradas ocorrências de chuvas intensas em Itapiranga e Maravilha, onde houve destelhamentos e alagamentos pontuais.
Região de Xanxerê
A Defesa Civil Regional segue monitorando os municípios afetados por ventos intensos no domingo (21). Em Entre Rios, cerca de 40 casas foram destelhadas, além de aviários atingidos.
Em Ipuaçu, aproximadamente 10 residências da Reserva Indígena Chapecó tiveram danos nos telhados. Bom Jesus registrou oito casas, um centro de múltiplo uso e dois comércios afetados.
São Lourenço do Oeste registrou danos em cerca de 40 casas, queda de outdoors e placas de sinalização, remoção de árvores caídas, destelhamentos, além de uma estrutura da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) atingida pela chuva. Os bairros mais afetados foram Progresso e São Francisco, seguidos por Perpétuo Socorro e Santa Catarina. Até o momento, foram distribuídos cerca de 2 mil metros de lona para auxiliar as famílias afetadas.
Em Passos Maia e Marema os danos foram pontuais. Além dos vendavais, São Domingos registrou ocorrência de granizo, que atingiu residências e lavouras.
Meio-Oeste – Monte Carlo e Campos Novos
Monte Carlo registrou, na noite de domingo (21), ventos fortes, granizo e chuvas torrenciais. Oito residências tiveram destelhamentos parciais e uma foi atingida pela queda de árvore. Os bombeiros instalaram lonas e fizeram a limpeza de vias.
Em Campos Novos, duas árvores de grande porte caíram sobre a SC-135, atingindo um veículo Volkswagen Gol. O motorista, de 40 anos, não se feriu. A rodovia ficou interditada por cerca de 1h30 para o corte e remoção das árvores.
Planalto Norte – Santa Cecília, Mafra e São Bento do Sul
Em Santa Cecília, duas árvores caíram sobre a SC-340, bloqueando a via de acesso a Timbó Grande. Os bombeiros fizeram o corte e a limpeza, liberando o tráfego.
Em Mafra, foram registrados destelhamentos de residências, estabelecimentos comerciais e igrejas, além de quedas de árvores em bairros como Vila Nova e Restinga. As equipes seguem em atendimento e vistoria.
São Bento do Sul teve diversas ocorrências entre a tarde e a noite de domingo: três casas e uma empresa de móveis foram destelhadas, e árvores caíram em vias públicas e sobre fiações elétricas.
Em Rio Negrinho e Três Barras, os vendavais também causaram destelhamentos e queda de árvores.
Situação de Emergência e Alerta da Defesa Civil
Segundo o balanço atualizado da Defesa Civil, 20 municípios foram atingidos pelos temporais, com 20 registros de ocorrência. O levantamento aponta 166 habitações danificadas, 3 pessoas desabrigadas, além de 5 instalações públicas, 7 particulares e 16 obras públicas afetadas. Não houve registro de mortes ou desalojados.
Os municípios de Barra Bonita e Rio Negrinho devem decretar situação de emergência nos próximos dias. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta vermelho para tempestades severas até a manhã de segunda-feira (22), com risco muito alto para destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos.
A orientação é que a população busque abrigo seguro durante os temporais, evite transitar próximo a árvores e fiações elétricas e jamais atravesse ruas ou pontes alagadas. Em casos de emergência, os contatos são 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO