Santa Catarina terá calor de até 36°C antes da chegada de temporais e ventos fortes
Temperaturas elevadas marcam o fim de semana, mas temporais isolados e rajadas de vento chegam na semana
• Atualizado
Santa Catarina terá um fim de semana de calor antes da chegada de temporais e ventos fortes que vão atingir o estado entre terça (09) e quarta-feira (10), por influência de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. O fenômeno aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e rajadas de vento de até 80 km/h, principalmente no Litoral.
Antes da mudança brusca no tempo, o estado registra condições típicas de verão. Neste sábado (06), as manhãs variam entre 12°C e 15°C nas áreas serranas e entre 18°C e 22°C no Oeste e Litoral. À tarde, as temperaturas chegam a 30°C em praticamente todas as regiões, ultrapassando 33°C/34°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul.
O domingo (07) segue quente, com amanhecer entre 12°C e 16°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e entre 20°C e 24°C no Extremo Oeste e Litoral. Durante a tarde, a maior parte do estado volta a registrar cerca de 30°C, e algumas áreas podem atingir 34°C/36°C, especialmente no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí.
Apesar das altas temperaturas, pancadas de chuva e temporais isolados podem ocorrer nas tardes de sábado e domingo, mas com risco baixo para danos.
A segunda-feira (08) marca o início da virada no tempo: uma área de baixa pressão avança da Argentina e aumenta a instabilidade em todo o estado. No Litoral, a chuva pode ser persistente principalmente à noite, com risco baixo a moderado para alagamentos. No Grande Oeste e Planaltos, os temporais podem ocorrer a partir da tarde, com risco moderado a alto.
Na terça-feira (09), a formação do ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul provoca chuva intensa e temporais em todas as regiões catarinenses. O Litoral deve enfrentar os maiores volumes e o maior risco de alagamentos e enxurradas. Os ventos de nordeste também se intensificam, com rajadas entre 60 e 70 km/h.
Na quarta (10), o ciclone se aprofunda no mar, próximo à costa do RS e Uruguai, e provoca ventos de oeste mais fortes em Santa Catarina. As rajadas podem atingir 60 a 80 km/h, com risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. A chuva perde força ao longo do dia, mas o vento permanece intenso.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO