Santa Catarina em alerta! Ciclone intenso pode causar estragos e chuva de até 100 mm
Ciclone extratropical se forma próximo à costa e deve ganhar força entre sexta e sábado
• Atualizado
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical que deve alterar significativamente o tempo no estado a partir desta sexta-feira (7). O sistema será resultado da intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, provocando chuva intensa, vendavais, descargas elétricas e granizo em várias regiões.
As instabilidades começam pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se espalham por todo o estado ao longo da tarde e da noite. O risco é considerado alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos, principalmente entre o Grande Oeste e o norte catarinense.
No Litoral Sul, os ventos de nordeste ganham força no fim do dia, com rajadas próximas de 80 km/h e ondas entre 1,5 e 2,5 metros, podendo chegar a 3 metros em alto-mar. A condição deixa o mar agitado e com risco elevado de ressaca.
No sábado (8), o ciclone já formado se desloca para alto-mar, mas ainda mantém o tempo instável em Santa Catarina. Rajadas entre 70 e 90 km/h devem atingir o Meio-Oeste e o Litoral, podendo chegar a 100 km/h nas áreas serranas e costeiras. A Defesa Civil alerta para risco alto de destelhamentos e danos estruturais, além de mar muito agitado, com ondas de até 4 metros.
O domingo (9) marca o enfraquecimento do sistema e o retorno do tempo firme na maior parte do estado, embora o litoral ainda tenha chuvas fracas e passageiras. As temperaturas devem cair, variando entre 5°C e 18°C no Planalto Sul e 15°C a 20°C nas regiões litorâneas.
A partir de segunda-feira (10), o tempo volta a ficar estável e seco, sob influência de uma área de alta pressão. As madrugadas devem ser mais frias, especialmente na Serra.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO