Tempo Compartilhar
FRIO INTENSO

Quarta onda de frio atinge o Brasil nesta semana; veja quais regiões serão afetadas

Previsão indica geada e temperaturas negativas no Sul, sem chance de neve

• Atualizado

Redação

Por Redação

Quarta onda de frio atinge o Brasil nesta semana; veja quais regiões serão afetadas – Imagem: reprodução/ climatempo
Quarta onda de frio atinge o Brasil nesta semana; veja quais regiões serão afetadas – Imagem: reprodução/ climatempo

Entre esta segunda-feira (30) e sexta-feira (4), uma nova massa de ar polar vai atingir grande parte do país e marcar a quarta onda de frio de 2025. Será o segundo episódio do tipo no inverno, que começou oficialmente em 20 de junho. A frente fria terá características continentais, ou seja, o ar gelado avança pelo interior do Brasil.

As áreas que sentirão o maior impacto dessa massa de ar polar são quase todo o Sul do Brasil, a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, o centro-sul e oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas. Em muitos locais, as temperaturas seguem baixas desde a última onda de frio, sem tempo suficiente para um aquecimento. Por isso, o frio persistente continuará em parte do centro-sul do país.

No Sul do Brasil, o frio será intenso em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além das regiões oeste, sul e leste do Paraná. As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba estão entre as mais impactadas.

Na Região Centro-Oeste, cidades como Campo Grande, Cuiabá e Cáceres, além do Pantanal e áreas próximas da Bolívia, voltam a registrar queda acentuada de temperatura. No Norte do país, Vilhena (sul de Rondônia), a fronteira com a Bolívia e a região de Rio Branco, no Acre, também terão dias mais gelados.

Nas áreas onde o frio será mais intenso, as temperaturas devem ficar 5°C ou mais abaixo da média para esta época do ano. Já nas regiões com resfriamento mais leve, a queda será entre 3°C e 5°C. No Sudeste, apenas o extremo sul do estado de São Paulo deve sentir alguma queda relevante de temperatura.

Com a nova onda de frio, há previsão de temperaturas negativas em regiões de planalto e serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, não há expectativa de neve, já que a circulação de ventos não deve manter umidade suficiente para formação das nuvens que provocariam precipitação invernal.

Por outro lado, a geada deve voltar a ocorrer, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesses estados, as temperaturas devem cair para valores muito próximos ou até abaixo de 0°C, principalmente durante as madrugadas.

*Com informações de ClimaTempo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.