Possível tornado pode ter atingido o Extremo-Oeste de SC; veja imagens
A possibilidade de tornado e microexplosão não está descartada devido às ocorrências relatadas
• Atualizado

As cidades de São Miguel do Oeste, Barra Bonita e Guaraciaba, no Extremo-Oeste do estado, podem ter registrado a passagem de um tornado na noite deste sábado (20). As informações são da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
Leia Mais
Segundo a pasta, a possibilidade de tornado e microexplosão não está descartada devido às ocorrências relatadas, consideradas características de tempestades severas. “Esse tipo de tempestade, comumente é acompanhada por intensas rajadas de vento (superiores aos 80 km/h) e granizo de tamanho significativo”, informou.
Possível tornado pode ter atingido o Extremo-Oeste de SC
Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou que vários atendimentos foram realizados, em especial, nas três cidades do Extremo-Oeste. Barra Bonita foi a cidade mais atingida, com cerca de 30 ocorrências atendidas pela guarnição e 40 casas atingidas pelo granizo. A cidade estuda se decretará situação de emergência.
Já em São Miguel do Oeste, o foco foi na entrega de lonas, com mais de 200m² entregues e corte emergencial de árvores.
Ainda segundo o CBMSC, não houve feridos.
Como fica o tempo neste domingo?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o Planalto Sul, Serra Catarinense, Meio-Oeste, parte do Vale do Itajaí e Oeste de Santa Catarina, há um alerta de ‘grande perigo’ para acumulado de chuvas vigente até às 6h da manhã desta segunda-feira (22). Veja no mapa abaixo:
Ainda segundo o instituto, há possibilidade de tempestades em todo o estado neste domingo (21), com rajadas de vento de até 100km/h, acúmulo de chuvas e queda de granizo. Veja o mapa abaixo:
O sol volta quando?
Ainda segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, o tempo deve voltar a ficar firme ao longo da segunda-feira (22). Neste dia, há possibilidade de chuva na maior parte do estado, mas no decorrer do dia, o sol deve aparecer.
O que fazer durante os temporais?
A recomendação durante os temporais, é que quem esteja em situação de risco, procure um local abrigado e seguro. Além disso, jamais deve-se passar por ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em áreas de encosta, o cuidado deve ser redobrado, por conta dos riscos de deslizamentos.
A atenção deve ser redobrada também com a inclinação de árvores e postes, além de racahaduras em muros e paredes.
Em caso de ventos fortes, como se proteger?
A Defesa Civil indica que em caso de ventos fortes, deve-se buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia, de objetos que possam ser arremessados e distante de janelas.
E em caso de inundações?
Deve-se evitar o contato com as águas e não deve-se dirigir em locais alagados. Como já informado, jamais atravesse pontilhões e pontes submersas. Cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO