Tempo Compartilhar
CURIOSIDADE

Por que o inverno começa às 23h42 neste ano? Entenda a diferença no horário

Primeira onda de frio deve atingir grande parte do país ainda em junho

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Por que o inverno começa às 23h42 neste ano? Entenda a diferença no horário | Imagem: ilustrativa
Por que o inverno começa às 23h42 neste ano? Entenda a diferença no horário | Imagem: ilustrativa

O inverno de 2025 começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20), marcando a noite mais longa do ano. Além do frio, um detalhe chama a atenção: o horário do início da estação muda todos os anos. Em 2024, por exemplo, o inverno começou às 17h51. Mas por que isso acontece?

De acordo com o Observatório Nacional, o início do inverno no hemisfério sul é determinado pelo solstício, palavra que vem do latim e significa “sol parado”. O termo surgiu da observação feita por astrônomos da antiguidade, que perceberam que o Sol, ao meio-dia, atingia seu ponto mais alto no céu e depois parecia “parar” antes de começar a descer novamente. Essa “parada” marca o início do verão ou do inverno, dependendo da época do ano.

“A cada dia, a posição do Sol ao meio-dia no céu mudava. A posição ia ficando cada vez mais alta até atingir um ponto máximo e, então, o sol parecia “parar”. Em seguida, a localização começava a diminuir e também “parava” antes de começar a subir novamente. Esses momentos de “parada” correspondem aos solstícios de verão e de inverno, respectivamente”, explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

Por que o horário do início do inverno muda?

Segundo especialistas, essa variação ocorre por causa da inclinação do eixo da Terra e da diferença entre o ano civil, que usamos no calendário (com 365 ou 366 dias), e o ano trópico, que é o tempo real que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol: aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Essas horas “extras” fazem com que o início exato das estações mude levemente a cada ano. A cada nova estação, um pequeno ajuste é feito, semelhante ao que acontece nos anos bissextos.

Inverno traz noites mais longas e dias mais curtos

O solstício de inverno também é o dia em que temos a noite mais longa do ano. Isso acontece porque, desde o equinócio de outono (em março), os dias foram ficando progressivamente mais curtos. A partir desta sexta, eles começam a se alongar novamente, até o solstício de verão, que marca o dia mais longo do ano.

*Com informações de SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.