Município do Oeste de SC decreta situação de emergência após tempestade com granizo
Tempestade causou destelhamentos, quedas de árvores e morte de animais
• Atualizado
O município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, declarou situação de emergência nesta segunda-feira (13) devido aos danos causados por chuvas fortes e queda de granizo na madrugada de domingo (12).
Segundo a Defesa Civil, o evento meteorológico afetou principalmente comunidades rurais, como Assentamento 25 de Maio, Rincão Torcido, Indianópolis e Treze de Novembro. Mais de 100 residências foram danificadas, além de escolas, unidades de saúde e centros comunitários. O granizo também causou prejuízos na agricultura familiar, com perdas nas lavouras de fumo e milho, e morte de bovinos em propriedades rurais.
O decreto municipal nº 712/2025 autoriza a mobilização de todos os órgãos da cidade para ações de resposta, reconstrução e reabilitação. Medidas emergenciais, como aquisição direta de materiais e contratação de serviços essenciais sem licitação, também estão permitidas.
Com a situação de emergência formalizada, o município poderá solicitar Itens de Assistência Humanitária (IAH) e apoio do Governo do Estado para atender as famílias afetadas e recuperar as áreas atingidas. A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da Regional de Xanxerê, acompanha a situação e presta apoio técnico às ações locais.
O decreto tem validade de 180 dias e prevê, em casos de risco iminente, a possibilidade de evacuação de residências e uso temporário de propriedades privadas, garantindo indenização posterior, se houver danos.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO