Tempo Compartilhar
Estragos

Microexplosão provoca destelhamentos e queda de postes em cidade de SC

Fenômeno durou cerca de cinco minutos e causou danos pontuais no município

• Atualizado

Redação

Por Redação

Microexplosão provoca destelhamentos e queda de postes em cidade de SC – Imagem: Defesa civil
Microexplosão provoca destelhamentos e queda de postes em cidade de SC – Imagem: Defesa civil

O município de Laguna foi atingido na tarde deste sábado (27), por volta das 18h, por um fenômeno meteorológico conhecido como microexplosão, que provocou ventos muito fortes, chuva intensa e descargas elétricas. Apesar dos danos registrados, não houve vítimas, segundo a Defesa Civil.

De acordo com a Defesa Civil de Laguna, o fenômeno teve duração aproximada de cinco minutos e ocorreu de forma pontual, atingindo algumas localidades da cidade, enquanto outras áreas não sofreram impactos. A microexplosão acontece quando uma forte corrente de ar desce rapidamente da nuvem, atinge o solo e se espalha em várias direções, causando danos concentrados no ponto de impacto.

O bairro Mar Grosso foi o mais afetado. A força do vento provocou destelhamentos, danos em residências e estabelecimentos comerciais, além da queda de postes e árvores, o que resultou em interrupções no fornecimento de energia elétrica. Também houve obstrução de vias públicas devido à queda de árvores e estruturas.

Até o momento, foram contabilizadas cerca de 10 ocorrências relacionadas ao evento.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam desde o início do fenômeno, atendendo chamados, realizando vistorias, desobstruindo vias e prestando apoio às famílias atingidas, incluindo a distribuição de lonas. Paralelamente, é realizado um levantamento técnico dos danos para avaliar a necessidade de um decreto de situação de emergência.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.