Tempo Compartilhar
Onda de Calor

Março traz calor extremo e chuva abaixo da média; saiba o que esperar

O calor intenso vai continuar com temperaturas bem acima da média

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Foto: Ilustrativa/reprodução internet
Foto: Ilustrativa/reprodução internet

Março marca o início da transição do verão para o outono no Brasil, e com ele chegam grandes mudanças no clima. Enquanto o mês começa com uma onda de calor que atinge boa parte do país, a previsão é que, a partir do dia 10, frentes frias comecem a avançar, trazendo mais chuva e temperaturas mais amenas.

Início do Outono

O outono começa oficialmente no dia 20 de março, às 6h02, e se estende até o dia 20 de junho, quando o inverno toma conta do Brasil. Enquanto isso, o mês de março terá características bem diferentes nas várias regiões do país. No Sul e Sudeste, por exemplo, a chuva será escassa durante a primeira quinzena devido a um bloqueio atmosférico, mas a segunda quinzena promete trazer mais instabilidade e temperaturas mais baixas.

Onda de Calor

No início de março, o Brasil enfrenta a quinta onda de calor do ano, que vai até o dia 5 e pode se estender até o dia 9, devido ao bloqueio atmosférico. Durante esse período, o calor intenso vai continuar com temperaturas bem acima da média, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Após o rompimento do bloqueio, espera-se o avanço das frentes frias que devem trazer um alívio e mais chuvas, especialmente no Sul e Sudeste. Contudo, a previsão é que a chuva fique abaixo da média, não conseguindo repor as precipitações que faltaram nas últimas semanas.

Embora o fenômeno La Niña ainda esteja ativo, ele está enfraquecendo. Por outro lado, o Atlântico Sul está mais quente, favorecendo a formação de áreas de baixa pressão, o que pode aumentar a chuva no litoral Sul e Sudeste. No entanto, a chuva não deve se expandir para o interior do continente até o fim da primeira quinzena de março.

Enquanto isso, no Norte e Nordeste do Brasil, as condições são diferentes. Com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na posição normal, o litoral norte e a faixa entre Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba devem ter chuva acima da média durante março e abril. No restante da Região Norte, o calor e a umidade continuam provocando pancadas de chuva, mas sem grandes volumes ou sistemas que tragam chuvas excessivas.

*Com informações de ClimaTempo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.