Tempo Compartilhar
PREJUIZO

Laguna decreta situação de emergência após vendaval atingir município

Temporal típico de verão provocou ventos fortes, danos estruturais e deixou moradores desalojados; Defesa Civil descarta microexplosão

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Laguna decreta situação de emergência após vendaval atingir todo o município – Foto: Defesa Civil de SC
Laguna decreta situação de emergência após vendaval atingir todo o município – Foto: Defesa Civil de SC

O município de Laguna, no Sul de Santa Catarina, decretou Situação de Emergência após ser atingido por um forte vendaval, provocado por um temporal típico de verão, no final da tarde do último sábado (27). O decreto foi assinado pelo prefeito Peterson Crippa da Silva e tem validade de 180 dias.

De acordo com informações repassadas por meteorologistas e pela Defesa Civil, não houve registro de microexplosão. O fenômeno que atingiu a cidade foi classificado como Tempestade Local/Convectiva – Vendaval, sem indicativos desse tipo de evento extremo nos radares meteorológicos ou nos relatos do COREDEC da região da AMUREL.

Ventos fortes causaram danos em toda a cidade

O vendaval atingiu todos os bairros de Laguna, incluindo localidades do interior do município. Os ventos intensos provocaram danos humanos e prejuízos consideráveis em estruturas públicas e privadas. Entre os locais afetados estão escolas, creches, o prédio do Porto Pesqueiro, além de residências, com casas destruídas ou danificadas.

A força do temporal também comprometeu a rede de distribuição de energia elétrica, deixando grande parte do município sem luz por um período prolongado. Houve ainda impactos na agricultura, no comércio local e o registro de pessoas desalojadas.

Defesa Civil monitora e coordena ações de resposta

Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, para atuação imediata nas ações de resposta ao desastre, assistência à população, reabilitação e reconstrução.

O município também está autorizado a convocar voluntários, realizar campanhas de arrecadação e buscar apoio junto aos governos estadual e federal para minimizar os prejuízos causados pelo vendaval.

Medidas emergenciais e possibilidade de desapropriação

O decreto permite ainda que agentes da Defesa Civil adentrem residências em caso de risco iminente, realizem evacuações e utilizem propriedades particulares em situações de perigo público, com garantia de indenização posterior, se houver danos.

Além disso, o município poderá iniciar processos de desapropriação de imóveis localizados em áreas de risco, priorizando, sempre que possível, a realocação das famílias para locais seguros.

Em função da emergência, também fica autorizada a dispensa de licitação para contratação de serviços e aquisição de bens necessários ao atendimento da população afetada, conforme prevê a legislação federal.

A Defesa Civil Estadual e Municipal seguem monitorando a situação, enquanto equipes continuam realizando levantamentos para avaliar a extensão total dos danos causados pelo vendaval em Laguna.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.