Tempo Compartilhar
Vai esfriar!

Frente fria e ciclone extratropical devem afetar o clima em SC até segunda-feira

Frio se intensifica a partir de domingo à noite

• Atualizado

Redação

Por Redação

Frente fria e ciclone extratropical devem afetar o clima em SC até segunda-feira – Imagem: ilustartiva
Frente fria e ciclone extratropical devem afetar o clima em SC até segunda-feira – Imagem: ilustartiva

O tempo já começou instável em todas as regiões de Santa Catarina, neste sábado (28), com chuva desde cedo e risco de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa e até granizo, especialmente no Extremo Oeste e Litoral Sul — áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. A instabilidade aumenta ao longo da tarde com a formação de uma frente fria que avança pelo estado até o fim do dia.

As temperaturas hoje ficam amenas em boa parte do estado, com máximas entre 15°C e 18°C. No Oeste e Extremo Oeste, próximas à divisa com o Paraná, os termômetros podem chegar aos 26°C, enquanto na Serra não devem passar dos 13°C.

Domingo (29): A previsão é de mais instabilidade, com a passagem de uma frente fria. O dia começa com risco de temporais em todo o estado, o que pode causar danos como quedas de galhos, destelhamentos e alagamentos. À tarde, a chuva se concentra nas regiões do Planalto Norte e Baixo Vale do Itajaí, mas deve diminuir no restante do estado. As temperaturas vão cair ao longo do dia, variando de 12 a 17°C no amanhecer para 7 a 12°C à noite. A exceção são as áreas litorâneas, onde a temperatura deve se manter em torno dos 19°C. O vento também muda para o sul, o que vai aumentar a agitação marítima, com ondas de até 2,5 metros, com risco moderado para atividades no mar.

Segunda-feira (30): A frente fria ainda afeta o norte catarinense, trazendo mais chuvas e possibilidade de temporais isolados, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. Já no restante do estado, uma massa de ar seco e frio começa a predominar, fazendo com que as temperaturas caiam ainda mais. Na Serra, as mínimas podem chegar perto de 0°C, enquanto no Grande Oeste, elas ficam em torno de 5°C. As máximas não devem passar dos 15°C em nenhuma região. O risco de temporais persiste, e o vento de sul pode causar rajadas entre 50 e 70 km/h no Litoral, mantendo o mar agitado com ondas entre 2,0 e 2,5 metros, com picos de até 3 metros.

Tendência para os próximos dias:

Nos dias 1º e 2 de julho, o frio vai predominar em Santa Catarina, com tempo seco no Grande Oeste e maior nebulosidade no centro e leste do estado. Há chance de chuva fraca e isolada, com possibilidade de granizo, especialmente no sul do estado. As temperaturas permanecem baixas, com mínima na Serra e Grande Oeste.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.