Tempo Compartilhar
Alerta

Frente fria deve trazer chuvas e ventos acima de 100 km/h; Inmet não descarta risco de tornados

Sistema rápido e intenso pode provocar temporais e danos em várias regiões do Sul e Centro-Oeste

• Atualizado

Redação

Por Redação

Frente fria deve trazer chuvas fortes e ventos acima de 100 km/h; Inmet não descarta risco de tornados | Foto: Canva/Reprodução
Frente fria deve trazer chuvas fortes e ventos acima de 100 km/h; Inmet não descarta risco de tornados | Foto: Canva/Reprodução

Uma forte frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e deve causar chuvas intensas, trovoadas, granizo e ventos que podem ultrapassar 100 km/h neste domingo (16) e segunda-feira (17). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é incomum para esta época do ano e tem alto potencial para causar danos em casas, alagamentos, queda de energia e prejuízos nas plantações.

O Inmet emitiu um aviso de grande perigo (cor vermelha) para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O alerta aponta para a possibilidade de chuvas intensas, com volumes superiores a 60 mm por hora ou mais de 100 mm em 24 horas, além de ventos fortes e queda de granizo.

Fenômenos severos localizados, como tornados e downbursts, também não estão descartados, especialmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul. Por causa do rápido avanço da frente fria, estados do Centro-Oeste e Sudeste também podem ser afetados por temporais, com risco de estragos.

Situação em Santa Catarina

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os temporais no estado devem começar na tarde de domingo, especialmente nas áreas do Grande Oeste e Planaltos, onde o calor e a umidade favorecem a formação das tempestades. Com a aproximação da frente fria, entre o final da tarde e a noite, as chuvas ganham força no oeste e sul catarinense, nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, e se espalham para outras regiões durante a noite e madrugada de segunda-feira (17).

Cronologia das áreas com maior risco de tempo severo, segundo o Inmet:

*Devido à complexidade dos sistemas meteorológicos, as condições inicialmente previstas podem mudar intempestivamente. Portanto, é necessário sempre checar as previsões e avisos meteorológicos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.