Florianópolis registra quase 120 mm de chuva e atende 29 ocorrências em um dia
Temporal provocou alagamentos, quedas de árvores e interdições em 30 ruas da Capital
• Atualizado
Florianópolis registrou ao longo desta terça-feira (9) mais de 100 mm de chuva, chegando perto de 120 mm no Norte da Ilha, devido à atuação de um ciclone extratropical. O volume elevado em poucas horas causou alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos em diferentes regiões da cidade.
A Prefeitura informou que 29 ocorrências foram atendidas. Pela manhã, a região central concentrou a maior parte dos chamados. No meio do dia e à tarde, equipes foram direcionadas ao Sul e ao Norte da Ilha para eliminar pontos de acúmulo de água e liberar vias com o uso de hidrojato.
“Foi um volume fora do comum para um só dia, que traz condições adversas, mas trabalhamos desde o princípio cientes e com a responsabilidade exigida nessa situação. Desde cedo nosso pessoal esteve nas ruas perto das demandas que foram surgindo, atuando de forma conjunta para reduzir os impactos das chuvas. Temos melhorado a nossa estrutura preventiva instalada, principalmente através da ampliação da macrodrenagem e limpeza frequente de canais. O cancelamento das aulas auxiliou também na redução de deslocamentos e segurança dos estudantes”, comenta o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Mobilidade e desabrigados
Trinta ruas tiveram interdições ou desvios temporários por causa de alagamentos ou deslizamentos. A Prefeitura fará um levantamento dos danos no sistema viário quando o tempo estabilizar e estuda a edição de um decreto de emergência para agilizar reparos.
Duas famílias ficaram desabrigadas: uma na Agronômica, por risco de deslizamento próximo à residência, e outra nos Ingleses, onde a casa foi alagada. Elas recebem acolhimento temporário pela assistência social do município.
Previsão do tempo e alertas
A chuva deve diminuir gradualmente, com previsão de apenas 1,8 mm nas próximas 12 horas. Com o ciclone afastando-se para alto-mar, o vento deve ganhar força na madrugada de quarta-feira, com rajadas entre 60 km/h e 80 km/h. A Defesa Civil mantém alerta laranja para riscos de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.
Há também aviso amarelo para agitação marítima e ressaca, com ondas entre 2 e 3 metros na Grande Florianópolis.
Aulas retomam nesta quarta
Com a redução das chuvas, as aulas da rede municipal serão retomadas nesta quarta-feira (10) em todas as escolas e creches.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO