Defesa Civil de SC já emitiu quase 2,5 mil alertas via celular em 2025; saiba como receber
Os alertas da Defesa Civil não se restringem a episódios de chuva intensa, como os que têm sido registrados nos últimos dias em SC
• Atualizado
A Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu 2.495 alertas à população em 2025, conforme dados do órgão, a pedido do SCC10. Do total, 2.211 avisos foram enviados por SMS, mediante cadastro prévio, e 284 ocorreram por meio do Defesa Civil Alerta, uma ferramenta nacional voltada a situações de risco severo e extremo.
Os alertas não se restringem a episódios de chuva intensa, como os que têm sido registrados nos últimos dias em Santa Catarina. Eles são utilizados para comunicar riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, granizo e outros desastres, naturais ou provocados pelo homem, com orientações de autoproteção à população.
Como receber o Alerta por SMS da Defesa Civil
O sistema de alerta por SMS é o modelo mais antigo adotado pela Defesa Civil estadual. Para receber as mensagens, o cidadão precisa enviar o CEP por SMS para o número 40199. A partir do cadastro, os avisos passam a ser enviados de forma regionalizada, conforme a área informada.
Esse tipo de alerta é utilizado principalmente para avisos preventivos e acompanhamento de situações que podem evoluir para riscos maiores.
Defesa Civil Alerta aparece sobre a tela do celular
Já o Defesa Civil Alerta é uma ferramenta mais recente, criada pelo governo federal, com implantação coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e executada pelas operadoras de telefonia móvel.
A novidade começou a funcionar em janeiro deste ano, de forma nacional, e adotada automaticamente em Santa Catarina.

Diferentemente do SMS, não há necessidade de cadastro prévio ou indicação de CEP. Os alertas são enviados automaticamente para todos os celulares que estiverem em áreas com risco iminente, conforme mapeamento da Defesa Civil.
A mensagem aparece sobreposta a qualquer conteúdo em uso no aparelho, como vídeos, aplicativos ou navegação na internet, e só pode ser fechada pelo usuário.
O Defesa Civil Alerta opera com dois níveis principais. O alerta extremo é o mais grave, indicando ameaça imediata à vida ou à propriedade. Nesses casos, o celular emite um sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo que esteja no modo silencioso.
Já o alerta severo indica risco relevante, mas com mais tempo para resposta. O aviso emite um som semelhante ao de SMS e não toca se o aparelho estiver no modo silencioso.
O conteúdo e o momento do envio dos alertas são definidos pelas Defesas Civis estaduais e municipais, seguindo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE).
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO