Defesa Civil confirma microexplosão com ventos acima de 80 km/h no Oeste de SC; veja os danos
O fenômeno foi provocado pelo avanço de uma frente fria
• Atualizado
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que uma microexplosão atingiu o município de Descanso, no Extremo Oeste do estado, na noite de domingo (22). O fenômeno foi provocado pelo avanço de uma frente fria que trouxe temporais com raios, chuvas fortes e ventos intensos em várias regiões catarinenses.
Por volta das 21h30, as tempestades começaram a se organizar em linha no Oeste e Extremo Oeste, ganhando força e provocando danos em algumas cidades. Em Descanso, os ventos passaram dos 80 km/h durante o pico da tempestade, o que chamou a atenção dos meteorologistas.
Defesa Civil confirma microexplosão no Oeste
Segundo a Defesa Civil, a análise do tipo de dano e a forma como os ventos se comportaram indicam que o fenômeno registrado foi uma microexplosão. Esse tipo de ocorrência é caracterizado por uma corrente intensa de ar descendente que atinge o solo de maneira localizada, provocando rajadas violentas de vento. Em muitos casos, as rajadas podem até ultrapassar os 100 km/h.
Já perto da meia-noite, as instabilidades avançaram para a região do Planalto Sul, onde provocaram novas tempestades, desta vez organizadas em forma de linha de instabilidade. O município de São José do Cerrito foi um dos afetados, com registro de destelhamentos e queda de árvores devido à força do vento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO



