Cidade de SC decreta situação de emergência após tornado
Barra Bonita teve mais de 40 casas atingidas por conta das tempestades no fim de semana
• Atualizado

A cidade de Barra Bonita, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, decretou situação de emergência na manhã desta segunda-feira (22) após a passagem de um tornado durante o fim de semana. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do Município.
Leia Mais
Com cerca de 1.700 habitantes, Barra Bonita teve mais de 40 casas atingidas por conta das tempestades no fim de semana. O principal estrago foi em uma residência que foi arrastada para cima de um carro. Veja as imagens:
A região do Grande Oeste de Santa Catarina foi uma das mais afetadas por conta dos temporais que atingiram o estado no fim de semana.
16 cidades registraram problemas em decorrência dos temporais
Segundo a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, 16 cidades registraram problemas por conta das chuvas do fim de semana. São elas:
- Itapiranga;
- Entre Rios;
- São Lourenço do Oeste;
- Bom Jesus;
- Marema;
- São Domingos;
- Passos Maias;
- Ipuaçu;
- São Bento do Sul;
- Barra Bonita;
- São Miguel do Oeste;
- Mafra;
- Canoinhas;
- Rio Negrinho;
- Três Barras;
- Maravilha.
O sol volta quando?
O tempo deve voltar a ficar firme ao longo da segunda-feira (22). Neste dia, há possibilidade de chuva na maior parte do estado, mas no decorrer do dia, o sol deve aparecer.
O que fazer durante os temporais?
A recomendação durante os temporais, é que quem esteja em situação de risco, procure um local abrigado e seguro. Além disso, jamais deve-se passar por ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em áreas de encosta, o cuidado deve ser redobrado, por conta dos riscos de deslizamentos.
A atenção deve ser redobrada também com a inclinação de árvores e postes, além de racahaduras em muros e paredes.
Em caso de ventos fortes, como se proteger?
A Defesa Civil indica que em caso de ventos fortes, deve-se buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia, de objetos que possam ser arremessados e distante de janelas.
E em caso de inundações?
Deve-se evitar o contato com as águas e não deve-se dirigir em locais alagados. Como já informado, jamais atravesse pontilhões e pontes submersas. Cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO