Cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, volta a ser inundada; veja vídeos
Imagens mostram ruas da cidade tomadas pela água nesta segunda-feira (17)
• Atualizado
A cidade de Lajeado, na região do Vale do Taquari, no Rio grande do Sul, voltou a ser inundada após a chuva elevar o rio Taquari para cota de inundação nesta segunda-feira (17). Imagens mostram a água tomando as ruas. Conforme a prefeitura de Lajeado, pelo menos 15 vias tiveram o tráfego interditado.
Segundo a Defesa Civil do município, o nível do rio chegou a 22,84 metros, às 09h45, sendo que a partir de 19,80 metros as primeiras residências começam a ser atingidas.
O boletim informa que o nível do rio teve levação de 12 centímetros no início da manual, conforme medição manual nas réguas físicas da rua Oswaldo Aranha, em Lajeado. O município trabalhamos com a cota de 25 metros para remoção de famílias.
Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou alerta
A Defesa Civil de Rio Grande do Sul publicou um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas na noite de domingo (16). O alerta tinha validade até às 10h de segunda (17).
“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro”, destaca o boletim.
Prefeitura de Lajeado monitora os alertas da Defesa Civil
A Prefeitura de Lajeado informou que vem acompanhando e monitorando os alertas da Defesa Civil Estadual e do Governo do Estado que preveem um grande volume de chuvas para os próximos dias, começando no final de semana.

As previsões são ainda preliminares, visto que a precisão dos dados aumenta na medida em que o fenômeno se aproxima, mas o município já se coloca em situação de alerta para eventuais necessidades. Importante salientar que, neste momento, os institutos de meteorologia informam previsão de precipitações, e informações sobre alagamentos ou eventual nova cheia poderão ser informados mais adiante.
Na reunião do secretariado, realizada na última sexta-feira (14), foram definidas as medidas de alerta para que o município possa fazer os atendimentos necessários. A preocupação é alertar a comunidade sobre a necessidade de atenção a esta previsão de chuva. Neste momento, o maior risco é o de alagamentos, já que a cidade continua com o solo encharcado e muitos locais ainda não foram totalmente limpos.
Principais medidas:
- Estado de alerta para o setor da Defesa Civil Municipal e Departamento de Trânsito de Lajeado
- Abrigo do Parque do Imigrante em operação, disponível para eventual necessidade de acolhimento de pessoas
- Reforço das ações de limpeza de bueiros e do recolhimento de entulho nas ruas para evitar problemas com eventual alagamento
- Publicação de informação via rede social da Prefeitura, de hora em hora, em eventual aumento do nível do Rio Taquari apenas quando o rio atingir o nível de alerta, que é de 17 metros. Antes disso não há publicação
- Moradores de áreas sujeitas a alagamento e/ou cheia e que retornaram para suas residências devem ficar atentos à situação de chuva e a um eventual aumento do nível do rio.
- Pessoas que utilizam áreas alagadiças para estacionar o carro, como a Avenida Décio Martins Costa ou o Parque dos Dick, devem estar atentas à possibilidade de alagamento destes pontos se a previsão de chuva forte se confirmar
- Homem morre após se afogar em açude no interior de SC
- Apostas de SC faturam prêmio na Mega-Sena de R$ 47 milhões; veja cidades premiadas
- Motociclista morre após colisão com carro na SC-355
- Alerta do Inmet prevê chuva intensa e ventos de até 100 km/h em todo o estado de SC
- O que levar para o Enem? Veja itens permitidos e proibidos
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO