Ciclone extratropical traz risco de temporais e ventos fortes para Santa Catarina
Fenômeno climático deixa o tempo instável e exige atenção da população em várias regiões do estado
• Atualizado
A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai promete trazer chuva intensa, ventos fortes e até granizo para o estado. A instabilidade começa ainda na madrugada de domingo (12) e se espalha por várias regiões ao longo do dia.
De acordo com as previsões, a instabilidade atinge primeiro o Grande Oeste, entre a madrugada e a manhã, e avança ao longo do dia para as demais regiões, com menor intensidade. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Durante a tarde, as temperaturas ainda sobem no norte e leste catarinense, mas não devem ultrapassar 20°C no Oeste.
Na segunda-feira (13), o sistema se afasta e o tempo volta a ficar mais estável em todo o estado. Mesmo assim, ainda podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados durante o dia, principalmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
À tarde, o calor volta ao Litoral, com temperaturas entre 25°C e 30°C, mas à noite o ar mais frio começa a entrar, derrubando as temperaturas, que devem variar entre 7°C e 14°C no Oeste e nos Planaltos.
Na terça-feira (14), a chegada de uma massa de ar seco traz tempo firme e predomínio de sol em todo o estado. A manhã será fria, com temperaturas entre 7°C e 13°C, podendo ser ainda menores nas áreas mais altas da Serra.
Na quarta-feira (15), o sol segue predominando em quase todas as regiões. No Litoral, o sol aparece entre nuvens e pode haver chuva fraca e isolada nos extremos do dia, por causa da circulação marítima.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO