Ciclone extratropical se forma e traz risco de temporais e ventos de até 90 km/h em SC
Estado deve enfrentar chuva intensa, granizo, ressaca e queda nas temperaturas entre sexta e sábado
• Atualizado
Santa Catarina deve enfrentar uma sequência de dias com tempo instável e condições severas a partir desta sexta-feira (7), devido à formação de um ciclone extratropical sobre o mar. O fenômeno deve provocar temporais com raios, vendavais, chuva intensa e granizo, com risco alto a muito alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
De acordo com a Defesa Civil, as instabilidades começam ainda na madrugada de sexta no Oeste e Extremo-Oeste, avançando para as demais regiões ao longo do dia. Os ventos podem chegar a 90 km/h, especialmente no Litoral e na Serra, e o mar ficará muito agitado, com ondas entre 1,5 m e 2,5 m, mantendo o risco de ressaca e alagamentos costeiros.
Antes da chegada do ciclone, a quarta-feira (5) ainda terá sol entre nuvens e temperaturas elevadas, que podem chegar aos 35 °C no Litoral e Vale do Itajaí. A partir da tarde, com a passagem de uma frente fria pelo oceano, há possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo.
Na quinta-feira (6), o tempo volta a ficar mais estável na maior parte do estado, com sol e poucas nuvens, mas a partir da noite há chance de temporais isolados no Oeste e vento sul moderado no litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h. As temperaturas caem, com mínimas de 5 °C na Serra e máximas entre 20 °C e 25 °C em boa parte do estado.
O sábado (8) segue com instabilidades, devido à influência do ciclone no mar. O tempo deve ficar nublado e chuvoso, e o vento sul continua forte, com rajadas que podem superar os 80 km/h.
No domingo (9), o sistema se afasta e o tempo melhora na maior parte de Santa Catarina, com chuvas fracas apenas no litoral e temperaturas mais amenas, que não devem passar dos 25 °C.
A Defesa Civil orienta a população a reforçar telhados, evitar o mar durante o período de ressaca e manter distância de árvores e fiações elétricas durante os temporais.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO