Ciclone coloca SC em estado de atenção para temporais; veja a previsão
Em caso de temporais, proteja-se em um local seguro, longe de encostas, árvores e postes suspensos
• Atualizado
Um ciclone extratropical, que está atuando na costa sul do Brasil, coloca Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná em estado de atenção para temporais, neste início de semana. As informações são da Defesa Civil.
Uma frente fria que atua sobre Santa Catarina favorece a formação de temporais que vem acompanhados de raios, rajadas de vento de até 100km/h, chuva intensa e possível queda de granizo.

Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado (SDC/SC), o risco vai de moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Ainda de acordo com a SDC/SC, antes da chegada da frente fria, na tarde deste domingo (16), temporais isolados podem ocorrer em decorrência do calor e da umidade. Por volta da metade da tarde e início da noite, a chuva chega em Santa Catarina e ganha força nas regiões Oeste e Sul do Estado, se espalhando para as demais localidades.
Como fica o tempo na segunda-feira (17)?
Os temporais tendem a diminuir no decorrer da segunda-feira (17), mas não de descarta a possibilidade de chuva intensa na região Norte de Santa Catarina. Entre o Meio-Oeste e o Litoral, a condição para chuva permanece durante todo o dia.
O ciclone extratropical ainda favorece a intensificação dos ventos com rajadas acima de 50km/h.
Já as temperaturas mínimas ficam na casa dos 10ºC em pontos mais altos da Serra Catarinense e devem chegar aos 18ºC nas demais regiões.
O que fazer durante os temporais?
A recomendação durante os temporais, é que quem esteja em situação de risco, procure um local abrigado e seguro. Além disso, jamais deve-se passar por ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em áreas de encosta, o cuidado deve ser redobrado, por conta dos riscos de deslizamentos.
A atenção deve ser redobrada também com a inclinação de árvores e postes, além de racahaduras em muros e paredes.
Em caso de ventos fortes, como se proteger?
A Defesa Civil indica que em caso de ventos fortes, deve-se buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia, de objetos que possam ser arremessados e distante de janelas.
E em caso de inundações?
Deve-se evitar o contato com as águas e não deve-se dirigir em locais alagados. Como já informado, jamais atravesse pontilhões e pontes submersas. Cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO